As novas cabines de cobrança de pedágio na praça de Venâncio Aires já estão em funcionamento. Agora são oito espaços, mas como alguns são reversíveis (podem ser usados nos dois sentidos), a Rota de Santa Maria contabiliza que agora são dez cabines em atividade. Algumas, salientam a concessionária, são desativadas à noite porque não têm demanda, mas durante o dia funcionam normalmente.
Esta ampliação nos locais de cobrança deve trazer mais agilidade e diminuir o tempo de espera. A intenção é de acabar – ou aos menos reduzir – as filas, impedindo que os usuários precisem esperar muito tempo até chegar na cabine de cobrança e seguir viagem.
O Registrador Público Júlio César Weschenfelder usa a rodovia diariamente para ir até Vera Cruz, onde atua. Segundo ele, no retorno a Venâncio, na tarde da quinta-feira, 15, as cabines novas ainda não estavam funcionando e havia lentidão nas pistas centrais, onde é feita a cobrança manual. Na pista da direita (passagem livre), no entanto, não havia filas.
A Rota de Santa Maria, que presta atendimento aos usuários da RSC-287, do km 28, em Tabaí, ao km 232, em Santa Maria, destaca que as novas cabines construídas nos pedágios de Venâncio (sentido Venâncio/Santa Cruz) e Candelária funcionarão, por enquanto, somente com pagamento manual.
Feriadão
Durante o feriadão da Revolução da Farroupilha, que iniciou na sexta-feira, 16, e se estende até a terça-feira, 20, a Rota de Santa Maria, em conjunto com a Polícia Rodoviária Estadual, fará um trabalho para garantir maior segurança e fluidez no trânsito. Por isso, ressalta os melhores horários para quem vai viajar.
No sábado, na praça de Venâncio, a dica é sair antes das 8h ou após as 11h, em ambos os sentidos. Já em Candelária o melhor horário para pegar a estrada é até s 9h e depois das 10h.
Saiba mais
As praças de pedágio também contarão com a forma de pagamento antecipada, a denominada ‘Papa fila’. Colaboradores da concessionária fazem a cobrança nas filas, com o pagamento em dinheiro, e entregam um ticket ao usuário, que posteriormente o entrega na cabines, não precisando parar para fazer o pagamento.