Organização, tecnologia e suporte: o trabalho dos auxiliares de eleição

-

Entre os cerca de 1.200 profissionais envolvidos nos trabalhos para a realização das Eleições 2024, apenas na Zona Eleitoral que abrange Venâncio Aires, Boqueirão do Leão e Mato Leitão, seis deles são os auxiliares de eleição. Anteriormente conhecidos como ‘técnicos de urna’, pelo trabalho direto com o funcionamento da máquina que é o símbolo da democracia brasileira, essas pessoas, hoje em dia, precisam ser ainda mais completas.

“A nossa rotina, basicamente, é auxiliar na pré-eleição, durante a eleição e no pós-eleição”, explica Hugo Hickmann Nyland, 29 anos, que vai para o seu terceiro pleito com o emprego temporário. Antes do dia 6 de outubro, o serviço é bastante burocrático, com separação de documentos e organização do material que será distribuído para os mesários: “A gente divide, por exemplo, o número de sessões de Mato Leitão, separamos os equipamentos, urnas eletrônicas, cabinas, cadernos de votação, entre outros. A gente deixa tudo pronto para que no dia da eleição fique o mais prático e rápido possível.”

Urna

Embora a nomenclatura tenha mudado desde as Eleições 2022, o trabalho com a urna ainda segue sendo uma das principais atribuições. A máquina, antes mesmo de chegar ao cartório, já vem testada pelo próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas o complemento da preparação é no âmbito regional. Em território venâncio-airense, por exemplo, elas são carregadas e recebem as informações das candidaturas. “Depois de tudo isso feito, a gente testa também, de novo, para ter certeza que está funcionando. Então lacra e ninguém mais mexe na urna até o dia da eleição, que é quando ela permite que receba os votos”, conta Nyland.

Já no dia da votação, o objetivo é oferecer suporte para eventuais equipamentos com defeito e que precisem ser substituídos. Após o pleito, as atividades ainda seguem por mais quatro dias, até 10 de outubro, para adiantar o trabalho para a próxima eleição, agendada para 2026.

“O sistema eleitoral, como um todo, sempre me cativou. Desde quando tive a oportunidade de fazer o título, sempre quis participar das eleições, poder votar, entender como funcionava. Então, assim que eu recebi na primeira eleição o aviso de que poderia me inscrever para trabalhar, eu fiz de tudo para conseguir, porque é uma oportunidade de conhecer ainda mais o nosso sistema eleitoral.”

HUGO HICKMANN NYLAND
Auxiliar de eleições


Juan Grings

Juan Grings

Repórter de geral na Folha do Mate e produtor na Rádio Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido