Mensalmente Naira retira os seus medicamentos e os da mãe com os benefícios do programa Farmácia Popular do Brasil. (Foto: Luana Schweikart)
Mensalmente Naira retira os seus medicamentos e os da mãe com os benefícios do programa Farmácia Popular do Brasil. (Foto: Luana Schweikart)

Nos dias atuais, são muitas as pessoas que necessitam de medicamentos contínuos para tratamentos de saúde. No mês, o valor gasto para comprar estes medicamentos faz a diferença quando se conta com programas do governo como o Farmácia Popular do Brasil, que oferece cerca de 40 medicamentos gratuitos ou com desconto (até 90%) para toda população.

Em Venâncio Aires, segundo dados de maio do Ministério da Saúde, são 24 farmácias conveniadas. O auxílio funciona com ajuda de custo – tabelada – por medicamento, ou seja, o valor do desconto é igual em todas as farmácias, e o que pode influenciar é o valor praticado pelos estabelecimentos. Qualquer cidadão tem direito ao programa.

Segundo o Ministério da Saúde, a parceria com farmácias e drogarias da rede privada tem como objetivo complementar a distribuição de medicamentos usados na atenção primária à saúde. Dessa forma, além das unidades básicas de saúde e farmácias municipais, o cidadão pode obter os medicamentos através do programa. Os estabelecimentos conveniados recebem subsídio total ou parcial para integrar o programa. A maior vantagem do programa é a economia aos cidadãos que dependem dos remédios para cuidar da sua saúde.

Integram a lista de itens disponíveis, gratuitamente, aqueles para tratamento de diabetes, asma e hipertensão. E, com descontos, para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, osteoporose, glaucoma, anticoncepção e fraldas geriátricas.

Para ser beneficiado pelo programa, é preciso comparecer em qualquer farmácia conveniada portando documento oficial com foto e número de CPF, além de uma receita médica atualizada de no máximo seis meses, podendo ser da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) ou particular. Para obter fraldas geriátricas, o paciente deverá ter idade igual ou superior a 60 anos ou ser uma pessoa com deficiência, que deve apresentar prescrição do médico que indique a necessidade de utilização.

Bom para todos

Uma das farmácias conveniadas ao programa em Venâncio Aires é a Farmácia Hass Rede Vida. A proprietária e farmacêutica Elaine Haas afirma que fazem parte da lista de estabelecimentos há 12 anos e praticamente todos os dias chegam clientes que usufruem das vantagens do Farmácia Popular.

Segundo ela, os medicamentos com maior saída são para tratamento de hipertensão, colesterol, diabetes e asma. Elaine explica que os pagamentos do subsídio para o estabelecimento são feitos de forma mensal e estão em dia. A única obrigatoriedade é de fornecerem uma conta na Caixa Econômica Federal para recebimentos dos valores. “De lucro, temos muito pouco, pois continuamos com despesas de trabalhador, sacolas e outros materiais que usamos para a venda, mas pensamos que isso agrega valor e atrai clientes. Reconheço a importância de participar do programa”, comenta. A farmacêutica ainda ressalta que a maioria dos medicamentos oferecidos é totalmente gratuita.

Uma das clientes da Farmácia Haas é Naira Luiza Nervo, que mensalmente retira medicamentos pelo programa Farmácia Popular. A aposentada faz uso do programa há muitos anos e retira medicamentos para hipertensão. “Acho muito bom, bastante econômico para quem faz uso de medicamentos contínuos”, observa.

Além dos medicamento para ela, também retira para a mãe Naura Nervo, 92 anos, que está no Lar Novo Horizonte. A idosa realiza tratamentos para glaucoma, hipertensão e diabetes, todos com medicamentos retirados de forma gratuita. “Normalmente pego aqui na Farmácia Haas e também já aproveito para comprar os que não consigo pelo programa e aí vejo a diferença”, ressalta.

  • 9.035 – Foi o número de usuários atendidos pelo programa Farmácia Popular do Brasil em Venâncio Aires em julho, somando 20.270 vendas. Em despesas com o pagamento dos medicamentos, o valor chegou a R$ 235.947,74 para o Governo Federal.

Saiba mais

  • Farmácia Popular do Brasil é um programa da Política Nacional de Assistência Farmacêutica do Governo Federal, criado em 13 de abril de 2004 pela Lei nº 10.858, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Recentemente, foi relançado, em junho.
  • Segundo o Ministério da Saúde, espera-se que, com as novas habilitações, 93% das cidades brasileiras tenham unidades do programa até o fim deste ano. Conforme o governo brasileiro, o orçamento previsto para 2023 está em torno de R$ 3 bilhões.
  • No Rio Grande do Sul, mais de 85 mil beneficiários do Bolsa Família já foram atendidos pelo programa Farmácia Popular.