Os leitores da Biblioteca Caá Yari

-

Exemplos de leitores

Na casa da família Frey, em Linha Travessa, o hábito da ler faz parte da rotina e as visitas à Biblioteca Caá Yari são frequentes. Elton Frey, 45 anos, retira livros no local há cerca de duas décadas. Ele e a esposa Rejane Frey, 40 anos, são grandes incentivadores da leitura para o filho Victor Guilherme Frey, 8 anos.

No início, os pais liam para Victor, mas o processo foi muito rápido e ele logo começou a ler sozinho. Inclusive, foi o orador da turma na formatura da pré-escola. Atualmente, o menino, que é estudante do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Judas Tadeu, coleciona cerca de 500 exemplares de livros e gibis – os da Turma da Mônica são os favoritos.

As idas da família até a biblioteca para retirar livros ocorre sempre que termina a leitura de uma obra. Segundo Elton, ele sempre leva gêneros diferentes para casa para ter uma leitura mais ampla e abranger diversos assuntos. “Quando estou lendo, eu desligo, fico focado apenas no livro. E tem que ser físico, preciso folhear”, comenta o analista de rede. Já Rejane, que é costureira, revela maior gosto por romances.

“Sempre há um livro que cabe no tempo de cada um.”
ELTON FREY
Analista de rede e leitor, sobre as pessoas falarem que não têm tempo para ler

Sônia, a primeira sócia

Sônia é a sócia número 1 e uma leitora assídua.

Em 5 de março de 1990, Sônia Müller fez seu registro de sócia da biblioteca. Ela é a primeira leitora com a carteira associada, embora já retirasse livros muito anos antes, frequentando de forma assídua o antigo espaço da biblioteca, junto à Prefeitura, mas sem o cadastro oficial.

Os livros de romance são os favoritos da costureira, de 75 anos. Os que mais marcaram foram a série da ‘A bicicleta azul’, de Régine Deforges e ‘As duas menininhas de azul’, de Mary Higgins Clark. Para ela, os livros permitem criar imagens e permitem uma viagem.

De todo esse período que frequenta o espaço, ela ressalta que o acervo está com mais variedades e que está bem melhor. A retirada de livros é feita de acordo com a finalização da obra, mas ela garante que está na biblioteca pelo menos três vezes ao mês para ver novos títulos. Sobre ser a primeira sócia de um lugar com tantos anos de história, ela se diz privilegiada.

Pedro, um pequeno leitor

O incentivo à leitura veio desde que ainda estava na barriga da mãe Josiane Bergmann e continuou após o nascimento com o pai Sérgio Rosa. O pequeno Pedro Henrique da Rosa, de apenas 6 anos, já tem a própria carteirinha de sócio.

Com apenas 6 anos, Pedro é um apaixonado por livros de dinossauros e adora ir à Biblioteca.

A preferência do estudante do 1º ano da Emef Dois Irmãos são livros de dinossauros. O pai do garoto conta que os primeiros contatos de Pedro com os livros foi com as figuras e que, por meio delas, criava a história.

Para Sérgio, este espaço público cultural de acesso à leitura é um encontro de afetos, pois antes mesmo de chegar as prateleiras, tem o acolhimento da chegada. “Essa acolhida transcende o que tem nas prateleiras”, define.

Retirada em turma

Lucas Schmitt Frankein e Vitor Augusto Gottems Colombo estão entre os alunos do Colégio Oliveira que retiram livros a cada 15 dias.

Para que os estudantes do 4º ao 9º ano tenham a experiência com outras obras literárias e um outro ambiente para fazer a retirada de livros, professores do Colégio Professor José de Oliveira Castilhos/Coopeva acompanham os estudantes até a Biblioteca Municipal, de 15 em 15 dias.

Segundo a supervisora pedagógica, Patrícia Manganelli, neste ano, os alunos que ainda não tinham a carteirinha de sócio, encaminharam o cadastro, para que também possam ter a experiência de fazer a retirada com os demais colegas. Para isso, uma escala de horários foi feita para que haja uma organização do espaço.

Um espaço para todos

Marcelo gosta de ir à Biblioteca para usar os computadores e ler artigos e jornais.

Além do acervo bibliográfico, dois computadores estão disponíveis na biblioteca. Marcelo Santos, 42 anos, frequenta o espaço para ter acesso à tecnologia, há cerca de 10 anos. Segundo ele, o uso é para passar o tempo, e pelo ambiente ser tranquilo e agradável. A leitura também não fica de lado. Santos gosta de ler artigos e jornal para ficar bem informado sobre o que está acontecendo.

A dedicação de um vizinho

Além da frente da Biblioteca, Armin Fischer plantou as Guabijus em outros locais do centro da cidade.

Para que o ambiente da rua fique mais belo, Armin Fisher, de 66 anos, faz o cuidado dos arbustos e árvores que estão na redondeza da biblioteca. Segundo o empresário, que é proprietário da Loja Eletro Armin, em frente à Biblioteca, o plantio foi feito após a retirada de algumas árvores. A escolha foi a Guabiju e pequenos arbustos. Fischer acrescenta que até 2019, ele fazia a poda, no mês de agosto, durante a lua minguante, para ela ficar com o tronco mais forte e mais bonita.

13.640

é o número de sócios da biblioteca, desde 5 de março de 1990. No ano passado, foram 60 novos leitores associados e, neste ano, foram 15 afiliações, entre janeiro e março. No BibLivre, página de buscas dos livros no acervo, 4.015 sócios já se cadastraram para fazer a consulta.

Como se associar

• Para quem deseja ser sócio da Biblioteca, o cadastro é feito no próprio local. É necessário levar a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e R$ 5. A renovação é feita anualmente, no valor de R$ 2. Os valores arrecadados são destinados à compra de novos livros.

• É possível retirar dois livros de cada vez e ficar durante 15 dias.

Empréstimos

Em 2019, antes da pandemia, foram 16.743 empréstimos, entre livros, gibis e revistas. Em 2020, o espaço esteve fechado. Após a reabertura, em 2021, com o sistema de reserva, foram 1.219 retiradas. Entre 2005 a 2021, o total foi de 92.738 empréstimos.

Horário de atendimento

A Biblioteca Caá Yari está de portas abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia.

Leia mais:

notícias cultura Folha do Mate
    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido