Talvez o lugar mais conhecido de Venâncio Aires. O Parque Municipal do Chimarrão, localizado no Acesso Imperatriz Dona Leopoldina, quase no entroncamento com a RSC-287, tem 26 hectares e recebe, aproximadamente de mil a 1,5 mil pessoas por finais de semana – a depender da estação do ano, segundo o coordenador Noredi Rodrigues.
O Parque está aberto todos os dias, entre 7h e 20h, com estrada gratuita, com exceção de eventos fechados, como é o caso da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). Rodrigues afirma que, rotineiramente, o parque recebe manutenções, como roçadas no pátio e reparos nas estruturas.
Estruturas do Parque do Chimarrão
Além do ginásio Poliesportivo, que recebe jogos da Assoeva e eventos como o Campeonato Brasileiro de Patinação e os shows nacionais da Fenachim, o Parque também conta com a estrutura do Chimarródromo (inaugurada na 16ª edição da festa), o Pavilhão Super Lenz, Morada Velha, espaço de Café Colonial, campo de futebol, pistas de motocross e bicicross, duas quadras de areia, kartódromo e pista de rodeio.
O 26 hectares ainda contemplam espaço de lazer, com pracinhas para as crianças, bancos, quiosques e churrasqueiras. Em breve, está sendo projetada uma reforma no ginásio Poliesportivo, na estrutura e na pintura.
Eventos
O Parque do Chimarrão é o lugar que recebe as principais programações do município. Entre eles a Fenachim, o Festival de Balonismo – realizado pela Folha do Mate, Rádio Terra FM, Jung Balonismo e Prefeitura de Venâncio -, Festival Gastronômico, Festival Estadual Artístico Pré-mirim (Premiart), campeonatos esportivos (como o Brasileirão de Patinação) e outros eventos.
História do Parque do Chimarrão
O Parque Municipal do Chimarrão foi inaugurado em maio de 1986, durante a 1ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). Conforme registrado no jornal Folha do Mate na época, o “arrojado investimento” da Administração Municipal havia iniciado há 9 meses, com o começo das obras na área adquirida pelo Município. O prefeito da época era Almedo Dettenborn e a ideia da construção do Parque foi do radialista Ari Vieira Marques (falecido em 2024), então secretário municipal de Turismo.
Entidades com sede no Parque
• Associação dos Servidores Municipal de Venâncio Aires (Asmuva), Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva Mate, Piquete de Tradições Gaúchas (PTG) Parceria Campeira, Grupo Folclórico (GF) Essência da Tradição, Moto Clube Venâncio Aires (Mocva), Sociedade Cultural Caça e Pesca (Capesva), Sede do Real, Assoeva, Assive, Jornal Folha do Mate, Rádio Terra FM, Rádio Venâncio Aires e Venâncio Aires Kart Clube (VKC).
Local de lazer e entretenimento
As aposentadas Teca Lopes, 70 anos, e Teresinha Pereira, 68, têm o Parque do Chimarrão como referência para lazer e entretenimento. Moradoras do bairro Cidade Alta, elas aproveitaram o calorão da última quinta-feira, 23, quando as temperaturas ultrapassaram os 36º C no município, para levar netos e sobrinhos para brincar nas dependências do Parque. “Estamos ‘direto’ aqui, principalmente nas férias”, destaca Teca.
Segundo Teresinha, o espaço é ótimo para caminhar, andar de bicicleta, preparar um churrasco e descansar. “Não temos do que reclamar”, acrescenta.
Expectativa pela 17ª Fenachim
A 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) ocorre entre os dias 1º e 4 e de 7 a 11 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão. Antes disso, o local receberá o 3º Festival Gastronômico e Cultural, entre os dias 14 e 16 de março. Por conta disso, a comissão organizadora já se prepara e realiza reuniões a cada 15 dias.
O coordenador do Parque, Noredi Rodrigues, explica que, nestes encontros, são debatidas questões de infraestrutura, comercialização dos espaços, shows e atrações musicais. Atualmente, é realizada a revisão de “pontos sensíveis e básicos” do Parque do Chimarrão, como água e energia elétrica. Ainda é iniciada a revitalização do espaço com churrasqueiras e preparada a inauguração oficial do Galpão Pedro Schwengber, o Pedrão – projetada para a festa do ano passado, que acabou cancelada em virtude das enchentes históricos que atingiram o município.
“Está tudo preparado. O Parque poderia receber grandes eventos amanhã.”
NOREDI RODRIGUES
Coordenador do Parque do Chimarrão