Os preparativos para a 25ª edição da Feira do Livro de Venâncio Aires e 13ª Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação (Mompi) estão na reta final. Com o tema “(Re)construindo histórias e memórias”, o evento, cujo início está agendado para o dia 29 de agosto, quinta-feira, e encerramento, no dia 1º de setembro, domingo, terá seu cronograma completo e patrono revelados na próxima segunda-feira, 29, às 9h30min.
O lançamento acontecerá na sala de reunião da Prefeitura. A Feira do Livro e a Mompi são uma realização em parceria da Administração Municipal e do Sesc, com apoio da Unimed, e acontecerá no Parque Municipal do Chimarrão.
De acordo com a diretora do Sesc, Diane Araújo, os dois primeiros dias do evento, quinta e sexta-feira, são voltados para o público infantil, com visitas de escolas ao local. Já no final de semana, haverá atividades para todos os públicos.
Estão previstas apresentações musicais, teatro, contação de histórias, sarau, esquetes cênicas, sessão de autógrafos com autores locais, entre outros. Com relação ao tema de reconstrução, haverá também um espaço físico no parque para o público contar com suas próprias histórias de recomeço e interagir com as dos outros.
Ainda, 10 livreiros terão banca. Cinco de Venâncio Aires: Castelo, Ponta do Lápis, Escritores Locais, El Pequeno Bosque e Matilda Sebo; e cinco de outros municípios: Martins, JLB, Colorê, Kadernus e Noble.
“Trabalhamos para deixar atrativa e diversificada mais uma edição da Feira do Livro, marcando também a retomada de eventos municipais no Parque do Chimarrão, depois de tantos momentos de tensão que vivemos nestes últimos meses”, lembra o secretário de Cultura e Esporte, Sandro Kroth.
Museu Itinerante da PUC
Além dessas atrações, uma novidade também deve agitar o evento: o Museu Itinerante da PUC, do Museu de Ciências e Tecnologia, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
*Com informações de AI Prefeitura