Após três meses sem registrar novos casos de Covid-19, no mês de dezembro Matou Leitão voltou a ter moradores diagnosticados com a doença e, inclusive, confirmou uma morte. De acordo com a técnica em Enfermagem do Setor de Epidemiologia, Luana Kreling, o aumento no número de pacientes com coronavírus começou a ser percebido na metade do mês passado.
Para a equipe da saúde do Município, isso tem relação com o relaxamento geral das medidas de proteção, especialmente o uso de máscara. Além do óbito pela doença, na última semana, um paciente da Cidade das Orquídeas, diagnosticado com coronavírus, foi encaminhado para atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Venâncio Aires, mas não precisou ficar internado.
Segundo a técnica em Enfermagem, a apreensão, neste momento, é em relação a possíveis contaminações nas festas de fim de ano e no período de férias, quando há maior aglomeração e contato entre as pessoas. Contudo, ela informa que nesta semana não se percebeu um reflexo muito grande em relação ao Natal.
Sintomas
Conforme a profissional, os sintomas mais comuns apresentados pelos pacientes que procuraram os postos de saúde são leves. A maioria relata sentir cansaço, dor no corpo, dor de cabeça, dor na região dos olhos e congestão nasal. “Já observávamos a presença do cansaço antes, mas agora isso aumentou”, pontua.
Para ela, a vacina auxilia muito na redução do número de diagnósticos da doença e dos casos graves. Luana ainda lembra que em janeiro do ano passado houve um pico de confirmações de coronavírus no município, por isso a necessidade de redobrar os cuidados nessa época do ano.
A principal orientação da Secretaria de Saúde é que as pessoas procurem por atendimento médico logo que perceberem a presença de sintomas suspeitos. “Às vezes as pessoas acham que é uma gripe ou resfriado e não procuram pelo atendimento, mas é importante que façam isso logo e evitem contaminar outras pessoas próximas”, alerta.
Em Mato Leitão, os testes para diagnóstico do coronavírus são aplicados tanto na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro quanto em Vila Santo Antônio. O exame é realizado no terceiro dia de sintoma do paciente, pois nesse período há mais garantia do resultado. No posto de saúde do Centro, a triagem do usuário é feita na parte da frente da unidade de saúde e, caso o resultado do teste seja positivo, o atendimento continua no Setor Covid.
Vacinação
• Atualmente, a terceira dose da vacina contra a Covid-19 está disponível para adultos de qualquer idade e não é necessário agendar a aplicação. Além disso, é realizada a imunização de crianças com idade entre seis meses e 2 anos. Nesses casos, as agentes comunitárias de saúde são responsáveis por marcar os horários para atendimento na UBS Central, onde está localizada a Sala de Vacinas.