Segundo portaria publicada pela Prefeitura de Venâncio Aires no dia 9, Deizimara Souza, titular da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, agora responde também pelas secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) e de Segurança Pública. Assim, ela volta a ficar à frente da Sisp, função que ocupou em 2016, no governo de Airton Artus (PDT), quando o então secretário Ronald Artus (PDT) deixou a pasta para concorrer ao pleito daquele ano. Desta vez, no entanto, Deizimara chega em um momento doloroso, poucos dias após a morte do secretário Jorge Sbruzzi, em um acidente de trânsito no interior.
Em entrevista ao programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Rádio Terra 105.1 FM, nesta segunda-feira, 15, a titular elogiou as equipes que já atuam nas secretarias. “As nossas equipes são fantásticas e se impulsionam com a missão de atender a comunidade. Fazem cada uma seu trabalho, mas precisava de alguém para o serviço burocrático, para assinar umas coisas, fiscalizar outras”, justificou. Ela lembrou também que no Planejamento e Urbanismo já trabalhava muito próximo à Sisp, como na elaboração e execução de projetos, por exemplo.
Além da morte de Sbruzzi, outros acontecimentos também forçaram mais mudanças na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. Um deles tem relação com o acidente, uma vez que William da Silva, que era o coordenador das capatazias e também estava no veículo, está afastado do cargo. Jair Nestor Siebeneichler o substitui. Além disso, alguns servidores também saíram da pasta por conta da legislação eleitoral. Para os seus lugares, chegam Marcelo Birkhauer, que ficará à frente dos trabalhos da cidade, e Gilmar Mossmann, responsável por coordenar o setor administrativo da Sisp.
Recursos para entulho e Auxílio Reconstrução
Ainda na entrevista, Deizimara Souza falou sobre outros assuntos relativos ao Executivo, como o recurso que a Defesa Civil Nacional anunciou para a retirada de entulhos decorrentes da enchente de maio, em Vila Mariante. Há pouco mais de duas semanas, o ministro-chefe da Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, publicou um vídeo nas redes sociais comemorando a destinação de R$ 740 mil para esta finalidade. No entanto, o valor ainda não chegou aos cofres municipais.
A secretária comentou também sobre o Auxílio Reconstrução, que prevê um Pix de R$ 5,1 mil em parcela única para todas as famílias atingidas pelas cheias no estado. Como o prazo para cadastro de famílias por parte das prefeituras foi estendido até 26 de julho, a Prefeitura da Capital do Chimarrão reabriu o formulário no site, embora Deizimara acredite que todas famílias com direito ao benefício já tenham solicitado. Até agora, já foram mais de 6 mil cadastros e, destes, 603 desconsiderados por duplicidade e 87 reprovados.
*Com informações AI Prefeitura.