“Fala aí, gurias!…” É assim que a repórter e jornalista Taís Fortes e as estudantes de Jornalismo e repórteres Marina Mayer e Luana Schweikart começam o podcast que vai estrear neste domingo, 26, às 19h, no canal da Rádio Terra FM no Youtube, o Terra Play, e também no Spotify. As gurias, que fazem parte da equipe do jornal Folha do Mate e da rádio, dão início, de forma oficial, ao projeto neste domingo, no entanto, o planejamento e a produção de materiais já vêm sendo feitos há alguns meses, desde outubro do ano passado. E elas deixam bem claro que, apesar do nome e das convidadas fazerem referência ao público feminino, os homens também são bem-vindos na audiência.
Taís ressalta que a ideia surgiu depois de o diretor da Rádio Terra FM, Daniel Heck, instigar os profissionais da casa a fazerem uso do estúdio de podcast – estruturado com recursos conquistados pela participação e aprovação da rádio em um projeto da Meta -, disponível na empresa. “Foi instantâneo. Nos olhamos e todas já entendemos que era hora de fazermos algo em conjunto. E o tema do podcast não poderia ser diferente, a não ser o universo feminino, um assunto que nos deixa à vontade e, ao mesmo tempo, queremos debater temas importantes de forma responsável e que instiguem a participação de outras mulheres que mereçam espaço.”
O primeiro episódio, que será divulgado neste domingo, foi gravado no dia 14 de março, com a jornalista Juliana Bencke, que falou sobre os desafios da maternidade, já que vive esta experiência há seis meses, ela que é a mãe da Laura. E, além da Ju, as participações em vídeo ficaram por conta de Luana Andrade, que compartilhou a visão da mulher que não deseja ter filhos, e da Luciane Ferreira, que junto com a companheira Maitê, adotou três crianças e, desde lá, as duas exercem a maternidade. O intuito das gurias ao trazerem, além da entrevistada no estúdio, também as participações em vídeo, é conseguir contemplar mais opiniões e vivências acerca do assunto do episódio.
Planejamento
A escolha do nome e da logo foram os primeiros processos das gurias na construção do podcast, além da escolha de temas, entrevistadas e as participações nos episódios da primeira temporada, que deve ser finalizada em julho. Até lá, serão divulgados 10 episódios, de forma quinzenal, aos domingos. “Estamos muito felizes com a receptividade das pessoas e a interação que já conseguimos, pessoalmente e pelas redes sociais. Esperamos que todos gostem deste primeiro episódio e sigam ligados com a gente nesta temporada”, destaca Luana.
As gurias garantem que o processo de trabalho e de produção funciona muito bem entre o trio. Elas se reúnem, geralmente, a cada 15 dias, para trocar ideias e avaliar os materiais já produzidos e pensar nos próximos. “Contamos com uma ajuda técnica importante dos colegas da Terra FM, e vamos aprendendo juntas e nos aprimorando. Apesar de termos gravado somente o primeiro episódio até agora, amamos a experiência e já sentimos que o projeto pode ir longe”, reforça Marina.
- O perfil do podcast no Instagram é o @falaaigurias, e os episódios podem ser acompanhados através do canal no Youtube, o Terra Play, e pelo Spotify.
Parcerias
• No primeiro episódio, as gurias do podcast já contam com três parcerias que apoiam e impulsionam o trio neste projeto. A primeira parceria formada foi com a Lumier Produtos Artesanais, que cedeu velas aromáticas como mimos para as convidadas da temporada.
• A segunda foi a Buenas Mate, que presenteou o projeto com cuia, térmica e bomba, para que as rodas de conversa sejam regadas a muito chimarrão.
• E, a terceira parceria, é da SS Orquídeas, que em todo episódio vai embelezar o estúdio com uma orquídea. Quer apoiar o ‘Fala aí, gurias!’ também? Entre em contato com elas pelo Instagram.
Temas da primeira temporada
• A escolha de ser mãe: desafios e tabus enfrentados pelas mulheres
• Existe vida real na rede social?
• Da carreira tradicional à coragem de empreender
• Guria, você se conhece?
• Mulheres na liderança
• Violência doméstica: como pensar em uma nova vida
• Os desafios da mulher no campo
• O corpo perfeito existe?
• Gurias que transformam vidas
• O peso da coroa