De acordo com informações do chefe da Polícia Rodoviária Federal, comandante Marcos Cesar Barboza Silva, com relação à BR-386, as previsões para as próximas horas não são animadoras, e a equipe já vistoria e estuda a possibilidade de fechamento total da ponte.
Segundo ele, o nível do rio sobe de forma constante a cada boletim e junto com engenheiros da CCR ViaSul, concessionária responsável pela BR-386/RS, estudam a necessidade do fechamento. “Há a possibilidade real se o ritmo crescente do rio continuar”, enfatiza.
Na manhã deste domingo, 12, a ponte do rio Taquari no sentido norte já teve um bloqueio devido ao aumento do nível do rio, o que tornou inviável o trânsito. No sentido sul se mantém uma orientação de fluxo e contra fluxo no sentido Lajeado e Estrela. Até o momento, neste sentido segue o fluxo normal de veículos.
Com relação aos demais trechos, no pedágio de Montenegro, mais especificamente no quilometro 426, o trânsito de veículos é possível em uma faixa nos dois sentidos. Já na região de Pouso Novo, há um bloqueio total, devido a rachaduras no asfalto e área crítica para deslizamentos. “Para manter a segurança, foi feito bloqueio até que as condições para tráfego seguro sejam restabelecidas”, observa.