(Foto: Renan Zarth/Terra FM)
(Foto: Renan Zarth/Terra FM)

Na noite de sexta-feira, 30, o Governo Federal divulgou no Diário Oficial da União a prorrogação do prazo para o dia 15 de setembro para cadastros ou recadastros do Auxílio Reconstrução, programa federal que repassa Pix de R$ 5,1 mil para famílias diretamente atingidas pela tragédia climática de maio em 444 municípios do Rio Grande do Sul. No mesmo dia, todos os cadastros em análise em Venâncio Aires foram atualizados com o status ‘não aprovado’ ou ‘com pendências’, o que alertou a população venâncio-airense.

Conforme a secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, foi realizada uma reunião virtual entre as Prefeituras e o Governo Federal na noite de sexta-feira, 30, e houve uma série de alterações. “Todos que estavam com pendências foram devolvidos e nos próximos dias vamos abrir para o reajuste. Assim que o Data Prev liberar os módulos e o sistema, disponibilizaremos para os moradores revisarem”, acrescenta.

Cadastros ‘Com pendência’ ou ‘não aprovados’ pelo endereço ou por outros motivos, poderão ser ajustados, seguindo formato semelhante ao apresentado na última leva de reprovados. Entre as ações indicadas pela União para as prefeituras corrigirem os cadastros das famílias que têm direito está a inclusão de todos os membros do grupo familiar, seleção do endereço da família nas bases oficias, inclusão do número da unidade consumidora de luz e o envio para a Caixa Econômica Federal documentos para revisão da mancha de inundação. “No entanto, ainda tem aqueles que estavam pendentes na revisão anterior, que ainda podem ajustar. Os demais serão informados nos próximos dias sobre alterações.”

Após o dia 15, todas as famílias cadastradas pelas prefeituras continuarão tendo os processos analisados. “Uma vez detectado e confirmado o direito ao Auxílio Reconstrução, aquela família vai para pagamento imediatamente. Não tendo direito ao benefício por diversas razões, como, por exemplo, não conseguir comprovar o endereço informado, esses cadastros são devolvidos para as prefeituras até encontrar uma informação válida para dar direito ao auxílio”, afirma o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Dados atualizados do Auxílio Reconstrução

Até o momento, 368.454 famílias gaúchas estão aprovadas no Auxílio Reconstrução. Desse total, 351.292 cadastros foram enviados para pagamento na Caixa Econômica Federal. Para terem acesso ao benefício de R$ 5,1 mil, as famílias precisam ser cadastradas pelas prefeituras e, na sequência, confirmar os dados registrados pelos municípios no site oficial do Auxílio Reconstrução. Ao todo, 13.471 famílias ainda não validaram essas informações, impedindo a liberação do valor.

O Auxílio Reconstrução é pago em parcela única para cada família afetada pelo desastre e foi criado para ajudar na recuperação de bens perdidos nas enchentes, podendo ser usado da maneira que as vítimas acharem melhor.