Os prédios do antigo Instituto Penal de Mariante (IPM), em Vila Estância Nova, interior de Venâncio Aires, devem ser demolidos já nas próximas semanas. A área de 5,7 hectares, que receberá a comitiva do Governo do Estado na tarde desta terça-feira, 11, vai sediar as 40 casas construídas pelo Executivo estadual a partir do programa ‘A Casa É Sua – Calamidades’ voltadas a famílias desabrigadas em Vila Mariante, por conta da cheia do rio Taquari.
Em entrevista ao programa jornalístico Folha 105 – 1ª Edição, da Rádio Terra FM, nesta terça-feira, 11, a secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, afirma que as empresas interessadas já apresentaram orçamento para executar o serviço. “Estamos aguardando somente a autorização do Estado para que a gente inicie a primeira ação, que seria essa demolição. Tem uma projeção de 10 a 15 dias para estarem demolidos [os prédios]”, conta.
A partir disso, será estruturada a base do terreno para que receba as obras de pavimentação e de calçadas, além da estruturação de rede de água, luz e todos os demais serviços de infraestrutura adequados para a habitação.
Deizimara também explica que o terreno não será doado pelo governo para o Município. Apenas é necessária uma liberação para que se possa fazer a demolição das ruínas do antigo prédio. “Nossa projeção é que dentro desse semestre ainda a gente já consiga estar com isso praticamente concluído para que as pessoas possam acessar suas residências”, conclui.
Visita do governador
Além da visita ao antigo IPM, também constam na agenda do governador Eduardo Leite a Escola Estadual Adelina Isabela Konzen, em Vila Estância Nova, que recebeu estudantes da Escola Mariante, e ida a Vila Mariante, pela RSC-287, cujo trecho foi recentemente liberado pela empresa concessionária Rota de Santa Maria. Como apurou a reportagem, além de Leite, as secretárias estaduais de Educação, Raquel Teixeira, e de Obras Públicas, Izabel Matte, também devem vir à Capital do Chimarrão.
O prefeito de Venâncio, Jarbas da Rosa, comentou que levará ao governador as necessidades em relação às estradas do interior. Na semana passada, de acordo com o mandatário, foi assinado, junto ao Estado, dois convênios para um total de R$ 1,5 milhão em horas-máquina. Nessa semana serão iniciados os trabalhos das empresas terceirizadas na recuperação destes trechos. Jarbas cita quase 2 mil quilômetros duramente afetados pelas chuvas.