O prefeito eleito Arly Stöhr, o Flecha (PDT), já definiu praticamente toda a composição do secretariado de Mato Leitão para o mandato que começa na quarta-feira, 1º. A divisão foi feita entre os partidos da base aliada na campanha que resultou na vitória da chapa, também formada por Luciano Vargas (MDB), em outubro.
Vargas, inclusive, foi o primeiro nome definido: estará à frente da Saúde, acumulando a função. A outra secretaria destinada ao MDB é a de Agricultura e Meio Ambiente, que terá Devanir José Heinen, candidato a vereador não eleito em 2024 e primeiro suplente do partido.
O PDT, por sua vez, partido de Flecha, terá duas pastas: Assistência Social, Habitação e Cidadania, com José Eliseu Rodrigues da Silva, o Zeca Rodrigues, e Educação, Cultura e Desporto, com Eunice Inês Heuser. O primeiro, vereador reeleito, deixará o assento no Legislativo para Daniel Fagundes da Silva, enquanto Eunice, primeira prefeita da história da Cidade das Orquídeas, retorna à pasta.
Já o PSDB terá representação em três secretarias. Na pasta de Obras, Viação e Trânsito, Rony Stöhr, outro parlamentar reeleito, volta para o Executivo, mas, pela primeira vez, nesta área. Dessa forma, Osmar Renê Bick, suplente tucano, assume a cadeira na Casa do Povo. Outro nome confirmado no primeiro escalão da Prefeitura é o do atual prefeito de Mato Leitão, Carlos Bohn, que estará à frente da Secretaria de Administração, Planejamento e Desenvolvimento.
Flecha não esconde que Bohn, chefe do Executivo há oito anos, é a sua grande inspiração política para gerir o município. Por isso, o grande esforço para mantê-lo por perto pelo menos no início do mandato. “Ele já está confirmado, mas ainda estamos pensando em uma forma de ele conseguir nos ajudar ainda mais”, explica. A terceira pasta do PSDB é a de Finanças, ainda sem definição.
Vivi segue como ficha 1
Embora mantenha seu propósito de assumir um lugar na Câmara de Vereadores, Viviane Bittencourt segue sendo a ‘ficha 1’ de Flecha para a Secretaria de Finanças. “A Vivi já tem muita experiência, por isso gostaríamos de poder contar com ela”, justifica. A vereadora eleita esteve à frente da pasta durante boa parte do Governo Bohn, deixando o posto para concorrer no pleito de outubro.
Segundo o prefeito eleito, o objetivo da Administração Municipal é colocar Viviane, pelo menos, durante alguns meses na secretaria para ajudar na transição até outro nome assumir. Se o desejo de Flecha se confirmar, Luis Gustavo Becker, o Bolinha, passará a integrar o Legislativo.
Secretariado de Mato Leitão
- Administração, Planejamento e Desenvolvimento: Carlos Bohn (PSDB)
- Agricultura e Meio Ambiente: Devanir José Heinen (MDB)
- Assistência Social, Habitação e Cidadania: José Eliseu Rodrigues da Silva (PDT)
- Educação, Cultura e Desporto: Eunice Inês Heuser (PDT)
- Finanças: indefinido (PSDB)
- Obras, Viação e Trânsito: Rony Stöhr (PSDB)
- Saúde: Luciano Vargas (MDB)
O que muda na Câmara
- Saem: José Eliseu Rodrigues da Silva (PDT) e Rony Stöhr (PSDB)
- Entram: Daniel Fagundes da Silva (PDT) e Osmar Renê Bick (PSDB)
- *Se Viviane Bittencourt (PSDB) aceitar o cargo na Secretaria de Finanças, Luis Gustavo Becker (PSDB) também integrará a Câmara.