Na terça-feira, 1º de outubro, o prefeito Carlos Bohn assinou o contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal, habilitando Mato Leitão para a execução de mais obras de pavimentação asfáltica. Os trechos a serem contemplados, no interior e na cidade, serão definidos em reunião com moradores.
O contrato de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), apoio financeiro para despesa de capital com garantia da União, envolve o montante de R$ 3,5 milhões, com possibilidade de liberação de parcelas já a partir deste ano. A Prefeitura conta, inclusive, com autorização da Câmara de Vereadores, conforme projeto de lei aprovado por unanimidade no mês de junho.
Com o desastre climático que atingiu o Rio Grande do Sul em maio deste ano, a Caixa Econômica Federal possibilitou melhores condições de operacionalização da operação de crédito para municípios com decretos de Calamidade Pública ou Emergência, como é o caso da Cidade das Orquídeas, que se enquadra na última categoria.
O financiamento será quitado em 144 parcelas, com carência de 24 meses e taxa de 101% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI/ano). A ideia, destaca o prefeito Carlo Bohn, é pavimentar trechos de estradas em Vila Sampaio (cerca de 800 metros), Estrada de Arroio Bonito (1,6 quilômetro, completando a ligação entre o Centro e a sede do distrito) e trechos de ruas no Centro (possivelmente na Linha Hillesheim).
“A definição dos locais ocorrerá nos próximos dias durante reuniões que teremos com os moradores para apresentar detalhes dos projetos. Depois, poderemos encaminhar as licitações para definir as empresas responsáveis pelas obras”, explicou o chefe do Executivo.
Fonte: AI Prefeitura