A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto investiu R$ 9.896,00 na compra de livros para a Educação Infantil. Segundo a titular da pasta, Isabel Machry, o recurso utilizado na aquisição das obras é referente ao programa Salário Educação e com esse valor foram comprados 345 exemplares.
As obras serão destinadas para a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vó Olga, que atende crianças do berçário ao nível 6, e para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo Antônio de Pádua (SAP), que tem alunos nos níveis 5 e 6. “Investimos em obras de alta qualidade”, avalia Isabel.
De acordo com a diretora pedagógica do Município, Simone Silberschlag, já havia um tempo que o acervo destinado a essa faixa etária não era atualizado. Além disso, ela explica que os livros são usados pelos alunos para atividades nas escolas, como oficinas de contação de histórias, e são levados pelas crianças para casa, para momentos de leitura com as famílias.
“As professoras também utilizam as obras no planejamento das aulas e no desenvolvimento de projetos”, comenta Simone. No caso da Emei Vó Olga, os exemplares estarão disponíveis na minibiblioteca existente na secretaria da escola e nas salas de aula, onde há cantinhos de leitura. Já na SAP, as obras serão mantidas na biblioteca.
Formação de leitores
Alunos do nível 3 C e professores aproveitaram para conferir as obras (Foto: Taís Fortes/Folha do Mate)
Para a diretora da Emef Santo Antônio de Pádua, Cátia Roberta Vogt da Rosa, receber esses livros é de extrema importância, especialmente porque a maior parte dos estudantes da escola estão iniciando a trajetória estudantil. “São crianças que não frequentavam a escola antes e muitas vezes não têm acesso aos livros em casa, antes de chegar na escola”, relata. A instituição tem cerca de 40 alunos na Educação Infantil.
Ela também ressalta que ter livros de qualidade contribuem para incentivar o gosto pela leitura das crianças. “É muito válido aprimorar o acervo, principalmente na Educação Infantil, quando acontece formação de novos leitores. Nós enquanto escola ficamos muito felizes com esse empenho da Secretaria de Educação de contribuir para isso”, destaca.
A diretora da Emei Vó Olga, Betina Alice Henz da Cunha, também fala da felicidade em receber livros tão bonitos e ricos em conteúdo. “Cada um que compõem o kit é cheio de detalhes e a criança que estará com ele em mãos irá interagir, explorar, brincar e se encantar com eles”, salienta. A instituição de ensino tem 175 alunos.