O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, confirmou no fim da tarde desta terça-feira, 30, durante entrevista à Terra FM 105.1, que decretará situação de emergência em razão das fortes chuvas que atingem o município e causam enchente na cidade, principalmente em razão da elevação do nível da água do arroio Castelhano, na região baixa. Ele explicou que o decreto contemplará todo o município, porque há problemas em diversos bairros, localidades do interior e em Vila Mariante.
“É um evento climático diferente se comparado com os outros que vivemos até o momento, principalmente porque não é localizado em Vila Mariante. É na cidade, em Vila Mariante e em todos os distritos do interior”, ressaltou. O documento deve ser emitido nas próximas horas.
Além disso, ele confirmou que há três locais organizados para abrigar vítimas da enchente. Conforme a última atualização, são 105 pessoas no ginásio de Linha Mangueirão, cerca de 20 pessoas na Cabana São Judas Tadeu, em Linha Grão-Pará, e 22 pessoas na Sercsate, no bairro Santa Tecla.
De acordo com Jarbas, as solicitações de resgate devem ser feitas pelo telefone 193 do Corpo de Bombeiros e no WhatsApp da Defesa Civil Municipal (51) 93505-5953.
LEIA MAIS: Defesa Civil pede ajuda de voluntários com embarcações para resgatar moradores em Venâncio
Vila Mariante
Em relação à Vila Mariante, o chefe do Executivo da Capital do Chimarrão destacou que as equipes da Prefeitura estão monitoramento. “Vila Mariante é uma preocupação enorme que temos entre as próximas 12 horas e 24 horas”, afirmou.
Ele ainda relatou que desde o fim da tarde não há mais entrada de veículos leves no distrito, apenas caminhões e máquinas pesadas. Uma base para atendimentos está novamente sendo organizada no trevo de acesso à localidade.
LEIA MAIS: