Prefeitura de Venâncio viabiliza formação técnica de 34 agentes comunitários de saúde

-

A tarde desta sexta-feira, 11, foi especial para as 34 agentes comunitárias de saúde de Venâncio Aires. Isso porque uma cerimônia na Câmara de Vereadores marcou a formatura das profissionais no Programa Saúde com Agente, a maior iniciativa de formação técnica da área da saúde no Brasil. O curso, de duração de 10 meses, foi ministrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e viabilizado pela Prefeitura.

Com a formação, os agentes comunitários de saúde são habilitados a realizarem ações como aferição da pressão arterial e de temperatura corporal e teste de glicemia. Dessa forma, os profissionais receberão kits de trabalho. A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária.

O momento foi considerado significativo para a agente de saúde Rejane dos Santos, que compartilhou a emoção da conquista em seu pronunciamento. “No início foi um desafio, mas se tornou uma conquista, um sonho realizado. Além do conhecimento compartilhado, pudemos aperfeiçoar o nosso conhecimento e adquiris novas experiências.”

Ainda durante a cerimônia o secretário de Saúde, Tiago Quintana, reforçou a importância deste marco e destacou que o resultado da formação é a força de agentes de saúde excepcionais, salientando que a conquista concretizou um dos objetivos da administração municipal, a reestruturação da rede de atenção básica.

Já o prefeito Jarbas da Rosa enalteceu o trabalho realizado pelas agentes. “Este um dos maiores investimentos na saúde, pois quantas vidas vocês já salvaram? São incontáveis. Vocês não são apenas agentes de saúde, são amigas, mães, filhas e netas de quantas crianças, mulheres, vovó e vovôs? Quantas vezes fizeram papel além do trabalho, mediando conflitos pessoais e familiares. Vocês entram na casa das pessoas e transformam a vida delas.”

A formação foi realizada em parceria com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fonte: AI Prefeitura

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido