Prefeitura e hospital trabalham para viabilizar plantão pediátrico na UPA

-

Prefeitura de Venâncio Aires e Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) trabalham em conjunto para viabilizar um plantão pediátrico na Capital Nacional do Chimarrão. A informação foi relevada pelo secretário de Saúde, Tiago Quintana, em primeira mão, no programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, na terça-feira, 25. De acordo com ele, o Município autorizou a direção da casa de saúde a elaborar uma escala de profissionais e a intenção é de que a partir do segundo semestre deste ano o serviço esteja em funcionamento.

Segundo Quintana, o plantão de pediatria será oferecido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Cruzeiro, das 18h à meia-noite, diariamente. O horário foi estabelecimento em virtude de os postos de saúde e consultórios já estarem fechados. “Ainda não será o ideal, mas certamente vai amenizar a situação das famílias cujas crianças apresentam problemas quando não há atendimento disponível”, comentou, para em seguida acrescentar que, do total de consultas realizadas atualmente na UPA, pelo menos 20% são pediátricas.

A escolha da UPA se dá pelo fato do aproveitamento do restante da estrutura da unidade. Quintana antecipou que, quando o plantão de pediatria estiver funcionando, não será reduzido o número de médicos clínicos gerais. “É incremento. Queremos que as crianças, quando necessitarem, tenham acesso a especialistas”, declarou. O secretário lembrou que, no HSSM, há um plantão pediátrico 24 horas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para os casos de urgência e emergência. “O profissional está sempre de pronto aviso”, completou.

Dificuldades

O administrador do HSSM, Luís Fernando Siqueira, manifestou que, embora a instituição de saúde tenha recebido o aval do Município para a elaboração de uma escala, a busca por profissionais “não está fácil”. Siqueira acredita que, para assegurar o bom funcionamento do plantão, seria interessante iniciar os atendimentos com sete médicos, um para cada dia da semana. “Nós estamos em busca de profissionais”, reforçou o administrador.

Ontem, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, também em participação no programa Terra em Uma Hora, disse que o plantão pediátrico é “uma coisa que a gente já pensa desde o início deste governo”. Internamente, afirmou ele, a possibilidade é trabalhada constantemente, “mas a vontade esbarra sempre na dificuldade de mão de obra para este tipo de serviço”. Jarbas declarou que os R$ 30 mil mensais para custeio do plantão estão previstos no orçamento. “Embora nada seja fácil para um município que vem registrando uma série de perdas de recursos, entendemos que saúde não é gasto, é investimento”, concluiu.

R$ 30 mil

É o valor estimado para custeio mensal do plantão pediátrico que deve ser implementado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a partir do segundo semestre deste ano.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido