Prefeitura quer municipalizar prédios estaduais em Mariante

-

O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa anunciou, ontem, que pretende buscar a reversão para o Município dos prédios da Escola Estadual de Ensino Médio Mariante e do ginásio de esportes de Vila Mariante. Há mais de 30 anos, o que era patrimônio público municipal foi repassado à Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC). Por sua vez, a entidade fez a cedência da área e dos prédios ao Estado para as atividades letivas.

No dia 21 de junho, um prédio do educandário foi interditado pela 6ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop) pelo comprometimento e deterioração da estrutura, que coloca em risco alunos e educadores. Desde ontem, todos os alunos estão com aulas suspensas.

“Sabemos que o Estado não tem o hábito de manutenção do seu patrimônio e o que está acontecendo em Vila Mariante é inadmissível. Trazendo de volta à posse do Município será possível a Prefeitura investir e fazer as obras necessárias, já que legalmente estamos impedidos de usar recursos municipais em prédios que não são de nossa propriedade”, enfatiza o prefeito.

Aulas a distância

Inicialmente, dos 260 alunos, 134 estudantes – do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio – tiveram as aulas comprometidas, quando o Estado interditou o prédio que abrigava as aulas destas turmas. Uma reorganização provisória havia sido feita, na semana passada, com o objetivo de concentrar todas as turmas no prédio que estava liberado, até a chegada de contêineres para salas de aula.

Entretanto, a partir dessa semana, todos os estudantes estão tendo atividades remotas, em casa. Isso porque, segundo o coordenador regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, durante a instalação dos equipamentos neste prédio, o eletricista responsável notou problemas na fiação, em decorrência do tempo de utilização do sistema elétrico e da estrutura.

Sendo assim, a 6ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), junto com a diretoria da escola e a 6ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), optou pela modalidade de ensino a distância para todos os alunos da escola enquanto aguarda o resultado do laudo da perícia realizada no prédio.

A Cre informa que a decisão foi tomada, exclusivamente, por precaução e que não pode se posicionar oficialmente por conta da falta do resultado, no qual deve ter reunião com a Crop nos próximos dias para determinar as próximas ações.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura


“O processo de municipalização dos prédios pode ser extenso e burocrático, talvez não seja imediato, mas considerando que muitas escolas, inclusive municipais, não recebiam nenhuma obra de manutenção há anos, precisamos recomeçar, como temos feito desde o ano passado.”
JARBAS DA ROSA
Prefeito de Venâncio Aires



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido