Em participação no programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, na quarta-feira, 27, o secretário de Meio Ambiente, Nilson Lehmen, falou que pretende resolver o impasse da Usina de Triagem antes de deixar a pasta, no dia 5 de abril.
Este é o prazo para a desincompatibilização, que evita que possíveis candidatos a cargos públicos utilizem a máquina pública a favor de si. “É uma prioridade para o prefeito Jarbas e para a vice Izaura, que me pediram para fazer esse acompanhamento pessoal. Está bem encaminhado e acredito que até semana que vem teremos uma ordem de início”, disse.
Conforme apurado pela reportagem, a vencedora da licitação foi a Hampel Vilela Engenharia, empresa que tem sede em Porto Alegre. A Recimak havia oferecido o menor preço em um primeiro momento, mas foi superada pela proposta da nova empresa, que chegou à mesa da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) na última semana.
Em contato com o jornal Folha do Mate, a Recimak informou que entrou com um pedido de impugnação do processo. A solicitação, que deverá ser avaliada nos próximos dias, é baseada em um item da Lei de Licitações, que exige que uma empresa exista há, pelo menos, seis meses – a Hampel Vilela tem CNPJ ativo desde janeiro. O prefeito Jarbas da Rosa disse que o processo está no jurídico. Já Lehmen afirmou que o pedido não chegou ao conhecimento da Semma.