O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, realiza agenda em Lajeado na sexta-feira, 15. Inicialmente prevista para a parte da manhã, houve mudança e a reunião com líderes locais deve ocorrer por volta das 15h, no teatro da Universidade do Vale do Taquari (Univates). A prestação de contas dos repasses para os municípios atingidos pelas enchentes do rio Taquari em 2023 e novos anúncios de investimentos serão os principais temas do encontro.
Segundo o secretário de Comunicação Institucional da Presidência da República e ex-prefeito de Taquari, Maneco Hassen, devem ser confirmados repasses para a reconstrução de moradias, não apenas as destruídas nas cheias, como também para os municípios que se cadastraram no programa Minha Casa, Minha Vida – Calamidades, entre outros anúncios. “O Governo Federal já repassou R$ 350 milhões para as cidades atingidas e, com esses anúncios, os valores devem ultrapassar os R$ 500 milhões”, afirmou Hassen, em participação no programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra 105.1.
Devem estar presentes, além de lideranças locais e regionais como o prefeito de Venâncio Aires, e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Jarbas da Rosa, os ministros Paulo Pimenta (Comunicação Social), Camilo Santana (Educação), Carlos Fávaro (Agricultura), Waldez Góes (Desenvolvimento Regional), Nísia Trindade (Saúde), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Renan Filho (Transportes).
O ministro Paulo Pimenta confirmou os detalhes da agenda durante a noite desta terça-feira, 12:
- 11h – Anúncio de Ações e Investimentos do Governo Federal para o Rio Grande do Sul
LOCAL: Teatro do SESI, Avenida Assis Brasil, 8787, Sarandi, Porto Alegre-RS. - 15h – Cerimônia de novos anúncios e prestação de contas do Governo Federal na reconstrução dos municípios gaúchos após as enchentes
LOCAL: Teatro Univates, Rua Avelino Talini, 171, Bairro Universitário, Lajeado-RS.