Procissão luminosa e missa para celebrar o Dia de Santa Inês, em Mato Leitão

-

A Comunidade Católica Santa Inês celebra neste sábado, 21, o dia da padroeira Santa Inês. Para marcar essa importante data, será realizada a segunda edição da Procissão Luminosa. O evento ocorre na noite desta quinta-feira, 19, a partir das 20h, e tem como objetivo intensificar e cultivar a devoção à santa.

A atividade foi realizada pela primeira vez em janeiro do ano passado e contou com expressiva participação da comunidade. Conforme a equipe de liturgia, há muitos motivos para se reunir entorno de Santa Inês, especialmente para que ela interceda pela saúde das famílias e para que aconteçam chuvas, para amenizar a situação de estiagem. Além disso, a atividade é um importante momento para agradecer pelas bênçãos recebidas.

O itinerário da procissão iniciará às 20h, em frente à Grutinha de Nossa Senhora de Lourdes, situada nas proximidades da Biscobom Alimentos. O trajeto segue pela rua Leopoldo Aloisius Hinterholz até a Igreja Matriz Santa Inês, onde será realizada uma bênção final. Além das pessoas caminhando, um carro de som, levando o andor com a imagem da Santa Inês, percorrerá o itinerário pela rua principal da cidade.

Os organizadores do evento pedem que os participantes da procissão levem velas, lanternas ou celulares para iluminar a caminhada. Eles também convidam moradores das comunidades do interior, vinculadas à Paróquia Santa Inês, e outros moradores da Cidade das Orquídeas, para participarem deste momento de fé.

Homenagem

Este é o segundo ano de Claudete na presidência da Comunidade Santa Inês (Foto: Divulgação)

A presidente da Comunidade Santa Inês, Claudete Inês Heissler Schuster, ressalta esse momento de agradecimento e homenagem à padroeira. “Esses eventos são um resgate à escolha da padroeira Santa Inês, que os fundadores da comunidade fizeram. Ela representa pureza, força e dignidade”, ressalta.

Para ela, a peregrinação é uma forma de unir ainda mais a comunidade na fé cristã, pedindo graças pela intercessão da padroeira. Claudete, que tem como segundo nome Inês, salienta que essa foi uma homenagem feita pelos pais à santa. “Minha mãe é natural daqui e quando a filha primogênita nasceu, mesmo morando em outro município, decidiu fazer essa homenagem. A fé é muito presente na minha vida e na da minha família”, compartilha.

Até os 15 anos a presidente da comunidade católica morou em Santa Clara do Sul e no município vizinho também era envolvida com as atividades da comunidade católica. “A fé é algo que é transmitida entre as gerações. Meu avô paterno era um grande líder comunitário e aprendi muito com ele também”, ressalta.

Claudete também menciona que a realização da procissão é uma maneira das pessoas manifestarem publicamente a fé e é um resgate do que os antepassados inciaram. “São 82 anos de fundação e temos uma comunidade bem estruturada porque cada um que passou doou um pouco de talento e de tempo”, avalia.

Claudete, que está no segundo ano como presidente, também atua na equipe de liturgia e é catequista de batismo. Ela ainda informa que durante a procissão os participantes receberão um ímã de geladeira com a oração de Santa Inês.

Missa

• A missa festiva em homenagem à padroeira será realizada no sábado, 21, a partir das 18h, na igreja matriz. A celebração religiosa será presidida pelo pároco Claudio José Kirst. No início da missa, haverá a tradicional procissão de entrada da imagem da santa, na qual adolescentes, jovens e mulheres adultas que tiverem o nome Inês são convidadas a carregar o andor.

Espaço de oração

Como muitas pessoas são devotas de Santa Inês em Mato Leitão, em janeiro de 2021, foi inaugurado um oratório junto à imagem da padroeira, na igreja matriz. A imagem da santa exposta nesse espaço foi adquirida por devotas de nome Inês, por meio de uma campanha liderada por Loiva Inês Sieben Richter.

O ‘cantinho de fé’, como é chamado, foi instalado nos fundos da igreja e frequentemente é visitado por devotos. Segundo Loiva, que completou 67 anos na última terça-feira, 17, a escolha pelo seu segundo nome foi uma homenagem à padroeira, especialmente pela proximidade entre o dia do seu aniversário e o Dia de Santa Inês, que é celebrado no dia 21 de janeiro.

Loiva Inês Richter liderou a campanha para adquirir a imagem de Santa Inês que está exposta no oratório (Foto: Taís Fortes/Folha do Mate)

A aposentada é devota de Santa Inês desde a infância e é voluntária da comunidade católica junto do marido Enio Richter, auxiliando no cuidado com o patrimônio. Por isso, eles são responsáveis pela limpeza da Sala Pastoral, do necrotério e cemitério. Loiva relata que a ideia de comprar uma imagem da santa surgiu do desejo de criar um espaço para oração.

“Sempre vejo as pessoas rezando no cantinho da oração. Acho que dentro da igreja as pessoas usam mais, porque tem mais privacidade e elas se sentem mais à vontade para fazer a oração”, comenta. Para Loiva, o Dia de Santa Inês é um momento muito especial e ela sempre aproveita os momentos de oração para pedir à padroeira da Cidade das Orquídeas saúde e proteção para a família.

Com o auxílio da irmã Elisa Sieben ela também ornamenta o andor da imagem de Santa Inês para a procissão. Elas também fizeram a decoração do oratório instalado junto à igreja matriz. “Enquanto eu puder, que minha saúde permitir, vou continuar ajudando”, ressalta.

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido