Voltado a atender gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que recebam o benefício do Programa Bolsa Família, o programa Mãe Gaúcha vai distribuir kits de enxoval para bebês.
A vice-prefeita, Izaura Landim, esteve presente no lançamento do projeto, que aconteceu no Palácio Piratini, em Porto Alegre, na quarta-feira, 7, e confirmou o interesse de Venâncio Aires em aderir à ação. Para ser beneficiada, a gestante também deverá estar em dia com o pré-natal e cada kit é composto por peças essenciais para os primeiros meses do bebê, como cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, boddies, culotes, meias, além de uma bolsa maternidade.
“Um projeto de muita sensibilidade como esse, vai ter a nossa adesão tendo em vista os resultados sociais que vai trazer, proporcionando cuidado com a mãe e com o bebê, mas principalmente o fortalecimento de vínculos entre ambos e com as equipes de saúde e assistência social. Além disso, vai estimular a mulher e cuidar da sua saúde e do seu filho, através do pré-natal”, destacou Izaura.
O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e em Venâncio Aires será conduzido pela Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social. Conforme o secretário Ricardo Landim, o município já trabalha para que as gestantes venâncio-airenses que estejam no público-alvo sejam contempladas também.
A cerimônia de lançamento contou com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador, Gabriel Souza, que coordena as ações pela primeira infância do Gabinete de Projetos Especiais (GPE), e do titular da Sedes, Beto Fantinel; além do presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS), desembargador Alberto Delgado Neto; representantes da Assembleia Legislativa e outras autoridades. “O sentimento de proteção e cuidado que está sendo dado às mães será estendido a cada uma das crianças abrangidas pelo programa. A entrega do kit é também um incentivo para o cumprimento das agendas de pré-natal”, destacou o governador, enaltecendo a iniciativa da pasta de Fantinel.
O vice-governador ressaltou a importância das iniciativas do Estado para a primeira infância. “O desenvolvimento do indivíduo acontece principalmente durante a gestação até os seis anos de idade. Por isso, temos investido e promovido ações para garantir o atendimento integral dessa faixa etária. O Mãe Gaúcha, além de ser importante para apoiar as mães e seus bebês com uma recordação especial desta etapa, representa o compromisso do governo do Estado com a primeira infância”, frisou.
Para Fantinel, o programa é um importante passo na política de desenvolvimento social do Estado. “Precisamos atender e dar a devida atenção para as nossas crianças. Essa é uma das diretrizes desta gestão. Se não cuidarmos da primeira infância, não venceremos as desigualdades sociais”, observou.
Fonte: AI Prefeitura