Lideranças locais e regionais do Partido Progressistas se reuniram na noite da última quinta-feira, 4, para definir o futuro da sigla em Mato Leitão, tendo em vista o pleito deste ano. A principal novidade envolve a definição dos nomes dos pré-candidatos à Prefeitura. O ex-vereador e ex-secretário de Saúde, Arcênio Maldaner, foi confirmado como pré-candidato a prefeito pelo PP.
Maldaner deixou o cargo na Saúde no fim de fevereiro deste ano e, na semana passada, se desfiliou do MDB, partido do qual fez parte durante 26 anos, para migrar para o Progressistas. Como pré-candidato a vice-prefeito foi definido o nome de Volnei Hochscheidt, vereador do PP, que está no segundo mandato.
“Também tivemos a filiação do vereador Gustavo Maldaner [que é filho de Arcênio] e de cerca de 10 pessoas que eram do MDB. Além disso, há muitas pessoas que, mesmo não se filiando ao PP, já garantiram apoio ao nome do Arcênio como pré-candidato a prefeito”, afirma o presidente do Progressistas na Cidade das Orquídeas, Sergio Machado.
Segundo ele, que também é ex-vice-prefeito da Cidade das Orquídeas – ocupou o cargo entre 2013 e 2016, quando a prefeita era Carmen Goerck (PP) – a meta da sigla é, nos próximos meses, buscar o apoio de outros partidos e lideranças locais para formar uma frente forte de oposição à atual Administração Municipal.
“Desde a última eleição, nos cobraram muito para que nesse pleito tivéssemos candidatos. O vereador Volnei é um nome de destaque e de unanimidade e representa a renovação do PP. Começamos a buscar outros partidos para formar uma chapa e, nesse meio tempo, o Arcênio decidiu deixar o MDB e se integrar ao nosso grupo”, explica.
De acordo com Machado, além dos nomes de pré-candidatos ao Executivo, o Progressistas também montou uma nominata completa de pré-candidatos a vereador. “São nomes tanto da cidade, quanto do interior”, comenta. Lideranças regionais do PP, que representaram o deputado estadual progressista Afonso Hamm, também participaram da reunião realizada na Sala Pastoral.
Frustração
Em entrevista à Folha do Mate, Maldaner falou sobre o sentimento de frustração com a coligação da qual o MDB faz parte e é formada pelo PSDB, MDB e PDT. O sentimento é compartilhado em relação a alguns integrantes da diretoria do MDB, que segundo ele “priorizaram interesses pessoais”. “Foi muito difícil para mim porque eu lutei muito pelo partido [MDB]. Queria um partido grande na Prefeitura”, relatou.
Maldaner também declarou que se sente traído. “Na última eleição nos foi prometido pela coligação que o MDB seria cabeça de chapa neste ano. Foi tanto tempo trabalhando para, na reta final, levarmos uma rasteira”, afirmou. O político conta que tentou negociar com o MDB antes da desfiliação, mas, apesar de ter o apoio de muitos membros da sigla, não recebeu o mesmo respaldo de integrantes da diretoria que optaram por indicar o pré-candidato a vice-prefeito na coligação que compõe a atual Administração.
“Sempre trabalhei para aumentar o MDB em Mato Leitão, pelo bem do partido, e para um dia chegar a ser candidato a prefeito. Tive que ir por outro caminho, não tive outra escolha.” Apesar da frustração, Maldaner ressalta que não tem mágoa dos ex-companheiros emedebistas e que tem recebido apoio de muitos deles. “Lamento muito pelo MDB, mas estou muito satisfeito e grato ao PP. São pessoas com quem é possível ter diálogo.”
Arcênio Maldaner foi vereador em Mato Leitão durante 20 anos e presidiu o MDB municipal em mais de uma oportunidade. Além de ter sido secretário de Saúde nos dois últimos mandatos do prefeito Carlos Bohn (PSDB), foi o titular da Secretaria de Obras, Viação e Trânsito durante cerca de dois anos na administração de Bohn e Eunice Heuser (PDT) – mandato entre 2009 e 2012. O presidente do MDB na Cidade das Orquídeas, Luciano Vargas, preferiu não comentar a desfiliação de Maldaner e do filho dele Gustavo Maldaner.
“Em três oportunidades estivemos à frente da Prefeitura e temos vontade de retornar à Administração Municipal. A partir de agora vamos em busca de apoio de outras lideranças no município.”
SERGIO MACHADO
Presidente do Progressistas em Mato Leitão
Câmara de Vereadores
- Com a mudança de partido do vereador Gustavo Maldaner do MDB para o Progressistas, a composição do Legislativo da Cidade das Orquídeas também muda. Agora, o PP passa a ter três representantes – Clair Konrad, Gustavo Maldaner e Volnei Hochscheidt -, o mesmo número do PSDB.