Projeto da Escola Santo Antônio de Pádua vai para a Mostratec Júnior

-

Entre os projetos selecionados na 8ª Mostra Venâncio-Airense de Cultura e Inovação (Movaci), ocorrida na última semana, no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) de Venâncio Aires, está a pesquisa da turma do 7º ano A da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo Antônio de Pádua (SAP), de Mato Leitão. O projeto ‘Alimentador de cães’ ganhou o Troféu Destaque Ciências e suas Tecnologias e Destaque Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), alcançando classificação para a feira Júnior, que será realizada no próximo mês, em Novo Hamburgo.

Uma das orientadoras, Fabíola Griesang, explica que a ideia do projeto surgiu da dificuldade das famílias que são tutoras de cães, em alimentar frequentemente os animais durante o dia, já que a maioria das pessoas sai para trabalhar no turno da manhã e volta somente à tardinha. “A alternativa era deixar todo o alimento disponível já pela manhã”, diz. A professora salienta que, quando a turma realizou pesquisas, percebeu que a alternativa não era a mais adequada, já que a ração no pote pode atrair ratos, moscas e formigas, além de não ser indicado deixar o alimento disponível o dia todo para o cão.

Assim, para facilitar o dia a dia de todos, decidiram construir um protótipo de alimentador de cães de porte médio usando ração do tipo seca. O objetivo do alimentador automático para cachorros de porte médio é facilitar a rotina das pessoas que têm animais de estimação. A partir desse alimentador automático, o tutor do animal pode programar a liberação da ração, conforme a necessidade de tempo que ele precisará ficar ausente de casa, com o prazo máximo de duas semanas.

Fabíola afirma que é a primeira vez que a escola tem um projeto selecionado para a Mostratec, e acredita-se que seja o primeiro do município, já que nos últimos anos não há registros de projetos de Mato Leitão na mostra de Novo Hamburgo. “Para mim, como professora, foi muito bom participar da Movaci. A marca do IFSul é a educação de todos, e o evento contribuiu muito, já que a pesquisa é muito importante na vida do estudante”, comenta ela. Para os alunos, a experiência foi proveitosa para conhecer mais o campus do IFSul de Venâncio Aires, ter acesso às oficinas, conhecer outros trabalhos e, principalmente, foi gratificante, pois levaram para a comunidade um projeto pensado por eles.

Tecnologia

A professora ressalta que, com a ideia do protótipo, surgiu a curiosidade pela robótica e o uso das tecnologias. Para isso, os alunos buscaram mais conhecimentos com um professor da Escola Maker, que introduziu conceitos básicos sobre eletrônica e programação. Na prática, os alunos perceberam que não tinham muitos dos materiais necessários para desenvolver o protótipo. Para isso, receberam a doação de alguns da Escola Maker e também confeccionaram bolsas de tecido, com materiais doados pelas Móveis Goettems, para arrecadar valores e adquirir materiais como a placa Arduíno Uno, jumpers e cabo USB.

O projeto é multidisciplinar. Envolve aulas de Matemática, usadas para a montagem do protótipo; Língua Portuguesa, para confecção do diário de bordo para registrar, por escrito e com desenhos, todos os passos da iniciativa; e de Informática, que é destinada a realização da programação do produto. “A escola há anos desenvolve projetos multidisciplinares nos anos finais, pelo Programa A União Faz a Vida, do Sicredi”, destaca Fabíola.

Buscando inovar em suas ideias, os estudantes pesquisaram sobre as cores que são mais atrativas aos cães, para que o alimentador se torne algo atraente aos animais. “O curioso é que no IFSul, um cachorro que mora no campus, ‘visitou’ justamente o projeto da turma, o que confirmou a teoria das cores”, enfatiza. Também, os alunos planejaram o alimentador de forma que o dono possa variar a alimentação do animal, ou seja, será permitido deixar tipos diferentes de alimentos que serão disponibilizados ao cachorro durante o dia. “Os alunos não fizeram apenas pesquisas na escola, mas também em suas casas”, afirma Fabíola.

Cachorro do campus do IFSul de Venâncio ‘visitou’ o projeto durante a Movaci. (Foto: Divulgação/Escola SAP)

Equipe do projeto

  • Alunos: Bruno Eduardo Rieger, Eduardo Henrique Aguiar Pereira, Emili Maria Mariano, João Pedro José Neto, João Vitor da Silva dos Santos, Lucas Oliveira dos Santos, Luisa Gabriela de Azeredo e Matheus Casimiro da Costa.
  • Apresentadores: Matheus Henrique Schmidt, Quéren Assis Kroth e Rafael Antônio Fagundes da Silva.
  • Orientadores: Fabíola Griesang, Rosirene Petter Quinot, Ranielli Stohr, Cátia Roberta Vogt da Rosa e Sandra Elise Kroth Sterz.

“A expectativa pela Mostratec é de mostrar o trabalho para mais pessoas, já que foi percebido que a problemática não existe apenas nas casas dos alunos. Todos estão empolgados, animados e muito felizes.”
FABÍOLA GRIESANG
Orientadora do projeto



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido