Quem passa na esquina das ruas Henrique Milyus e Conde D’Eu vê uma horta comunitária tomando forma. A paisagista e aromaterapeuta, Magda Palaoro Buttini foi quem idealizou o projeto que segue acontecendo e a cada passo vai se tornando cada vez mais real. O objetivo é plantar no terreno plantas medicinais e pancs – plantas comestíveis não convencionais, além de verduras.
Magda ressalta que está gostando muito do retorno que vem recebendo das pessoas e na próxima semana pretende fazer uma reunião com parceiros e vizinhos para organizar os próximos passos. Além disso, falando em parceiros, o proprietário da Liniesta Móveis Sob Medida, Norbi Ferreira Borges esteve no local e firmou uma parceria. Vai ajudar a executar a horta vertical de pallets do projeto da Fernanda Palaoro e vai embelezar o jardim com flores rústicas.
A idealizadora explica que no momento estão cuidando da terra e o jardineiro Valcedir Porto vai ao local duas vezes na semana para organizar o terreno. “Foi uma indicação do Djalma da Silva, que já foi meu jardineiro e hoje é um líder comunitário que tem projetos de hortas em alguns bairros. São duas pessoas muito especiais que amam o que fazem! Eles vão me ajudar na base da horta e depois vai entrar a vizinhança e as parcerias.”
O início oficial da horta foi na segunda-feira, 13, e Magda ressalta que o projeto ainda não tem nome, mas vem para plantar uma semente de consciência pelas plantas medicinais, aromáticas e de uma horta orgânica. Os planos são de, aos poucos, cultivar as plantas medicinais na calçadas, já que para começar a horta de fato, vão aguardar a diminuição do calor. “Quero muitos envolvidos nesse projeto, por isso o chamo de horta urbana de muitas mãos”, destaca.