O projeto ‘Informar é Prevenir’, iniciado em 2022 pelo Comitê Municipal de Prevenção dos Suicídios, é dedicado à promoção da saúde mental e à prevenção do suicídio em Venâncio Aires. Durante todo o ano, o programa realiza palestras em escolas e empresas no município, abordando uma variedade de tópicos relacionados à saúde mental. Mais de 10 escolas e empresas já foram beneficiadas em 2023.
De acordo com a enfermeira e coordenadora da Saúde Mental do município, Priscila Graziele Reginatto, o objetivo do ‘Informar é Prevenir’, é quebrar o estigma em torno das questões de saúde mental e promover um ambiente de discussão aberto e aprendizado sobre o bem-estar, visando a prevenção do suicídio na comunidade. Este projeto se soma a outras ações da entidade, como os encontros bimestrais para sobreviventes enlutados e as atividades promovidas em alusão ao Setembro Amarelo.
As organizações têm a flexibilidade de escolher os temas mais relevantes para suas necessidades, e os encontros são conduzidos por profissionais do Comitê. “Percebemos que há uma demanda destas instituições abordarem o assunto durante conversas com colaboradores e estudantes. Como o programa tem sido bem recebido, já planejamos a sua continuidade para 2024“, finaliza Priscila.
Cada escola e empresa pode escolher a data para promover a palestra e o tema que será abordado. A solicitação para os encontros, que duram aproximadamente uma hora, pode ser feita pelo e-mail [email protected]
Confira os temas abordados
Escolas:
Autolesão sem intenção de morte
Comportamento suicida
Falando sobre sentimentos
Luto
Redes sociais – cyberbullying
Violência – bullying
Transtornos mentais
Empresas:
Como falar sobre suicídio
Comportamento suicida
Dados epidemiológicos
Frases de alerta, como identificar
Luto
Mitos e Verdades
Posvenção/sobreviventes (cuidado prestado aos sobreviventes enlutados por um suicídio)
Fonte: AI Prefeitura