Realizado pelo grupo Teatro Social, fundado em Montenegro e atualmente sediado em Teutônia, o projeto Palco Mambembe II atende a toda região sul do país com espetáculos de temas sociais e relevantes. Em Venâncio Aires o espetáculo ocorre neste sábado, 26, no bairro Coronel Brito, em frente a Escola Estadual de Ensino Fundamental 11 de Maio.
A programação terá início às 8h30min com desfile mambembe com a carroça cênica e às 9h30min haverá oficina de teatro infantil para professores. Após, às 10h30min haverá o espetáculo Dom Quixote O Cavaleiro Andante, às 11h o bate-papo teatral sobre a história do teatro mambembe no Brasil e a programação encerra com apresentação de artistas locais às 11h30min. A vinda do projeto para Venâncio Aires foi possível devido ao envolvimento e movimento de lideranças locais como Djalma Silva e a professora Madelone Zarth.
O coordenador da atividade e diretor do grupo Teatro Social, Antônio Lopes, explica que o projeto remonta o teatro mambembe de séculos atrás, quando as famílias de artistas chegavam nas cidades com as carroças que eram o meio de transporte, o palco e a própria casa. “Eles levavam a arte para lugares remotos vivendo junto ao público local e nosso projeto tem o propósito de levar a arte para bairros e espaços que não costumam recebê-la”, afirma. (Fonte: AI Palco Mambembe)
Saiba mais
• O projeto recebe financiamento da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul pelo Pró-cultura e Fundo de Apoio à Cultura (FAC).
• Além de Venâncio, a atividade já passou pelas cidades de Lajeado, Capela de Santana, Montenegro, Teutônia, São Valentim do Sul, Bom Retiro do Sul, Encantado, Estrela e Santa Cruz do Sul.
• Mais informações sobre o projeto podem ser conferidas no site www.teatrosocial.com.br/projeto-palco-mambembe-ii/.