Projeto quer identificar personalidades negras que dão nome a ruas de Venâncio

-

Um grupo de professoras de Venâncio Aires está dando início a um projeto de valorização de personalidades negras que marcaram a história da Capital Nacional do Chimarrão. O objetivo é identificar negros que dão nome a ruas da cidade e, a partir disso, conhecer e registrar a trajetória dessas pessoas.

“Queremos localizar essas ruas e saber quem são as pessoas, conversar com seus amigos e familiares e saber sobre a sua atuação comunitária. Mostrar os negros além de escravos, as personalidades, pois se foram homenageados com nome de rua, foram pessoas importantes para o município”, explica a professora de História Silvania Inês de Carvalho, 59 anos. “O objetivo é dar visibilidade para a história e as contribuições dessas personalidades”, acrescenta a educadora especial e professora de História Clara Bernadete Ferreira Lopes, 56 anos.

Além delas, integram o grupo a orientadora escolar Maria Susana de Carvalho, 61, a monitora de Educação Infantil Karina Lopes, 33, e a professora Beatriz dos Santos, 63. Desde 2016, elas realizam uma série de eventos e projetos, voltados a estudantes, a exemplo do bate-papo pilhado afro.

A intenção das educadoras é que a pesquisa resulte em uma publicação que possa ser utilizada em sala de aula. “Como professoras negras, queremos contar a história do nosso povo. Vamos buscar subsídios para contar a nossa história”, afirma Maria Susana.

Ela observa que isso vai contribuir para o trabalho nas escolas. Conteúdos relacionados à cultura e história afro estão previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir do projeto, poderão ser estudados aspectos locais. “Próximo das escolas podem estar ruas com nomes de personalidades negras, sem que se saiba que era uma pessoa negra e a trajetória dela”, observa.

Na próxima segunda-feira, 18, antevéspera do Dia da Consciência Negra – neste ano, o 20 de novembro é feriado nacional pela primeira vez -, as professoras vão utilizar a tribuna da Câmara de Vereadores para falar sobre a iniciativa. Elas também vão sugerir ao Legislativo que, a partir de agora, quando for aprovado um projeto de nome de rua, seja identificada a etnia do homenageado.

Quem tiver informações sobre negros que dão nomes a ruas de Venâncio Aires pode contar Silvania, pelo telefone ou WhatsApp (51) 99974-9383, ou Karina, pelo (51) 98613-1972.



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido