Próxima edição da Festa das Orquídeas pode ser realizada em 2025

-

Em entrevista à Folha do Mate, o prefeito de Mato Leitão, Carlos Bohn, comemorou os bons resultados da 4ª Festa das Orquídeas, 2ª Exposição Nacional e 14ª Exposição Estadual de Orquídeas, que receberam 28 mil visitantes durante os três dias de programação. “Sem dúvida foi a maior festa já realizada no município. Superou as nossas expectativas e as exposições foram um sucesso total. De um modo geral foi tudo muito acima do esperado.”

Para o chefe do Executivo, a festa avançou e cresceu em estrutura, programação e aumentou a abrangência da divulgação. “Esses resultados demonstram muita coisa e engrandecem a festa. Tudo aconteceu de uma forma integrada, em um espaço único e amplo, com atrações diversificadas. Foi um trabalho muito intenso e feito a muitas mãos e as pessoas que participaram tiveram seus objetivos alcançados”, ressalta.

Em razão desses resultados, Bohn informa que a organização não descarta a intenção de promover a quinta edição do evento em dois anos e não mais em quatro, como vinha acontecendo. Além disso, outro assunto que será analisado e discutido pelo grupo é a possibilidade de aumentar a quantidade de dias da programação, que atualmente é realizada em três. “Não tenho dúvidas que a festa ganha outra dimensão a partir desta edição e são ideias que vamos avaliar e ver o interesse dos participantes”, observa.

“A festa sempre teve muito presente a importância cultural da orquídea para o município e o aspecto econômico vem ganhando cada vez mais espaço. É importante que as nossas forças produtivas continuem se apropriando da festa para divulgar produtos, prospectar negócios e fazer grandes vendas.”

CARLOS BOHN – Prefeito de Mato Leitão

Avaliação

“Foi surpreendente.” Assim a presidente da 4ª Festa das Orquídeas, Lizete Sebastiany, definiu o número de pessoas que prestigiaram o evento realizado em Mato Leitão no último fim de semana. Conforme a organização, 28 mil visitantes prestigiaram a programação da tarde da sexta-feira, 8, até a noite do domingo, 10. “Muitas pessoas nos procuraram para parabenizar a organização, a limpeza e a estrutura. A maior recompensa para o trabalho é a satisfação do público”, destaca.

Além do expressivo público registrado no evento que, inclusive, superou a projeção inicial feita pela organização, que era de 25 mil pessoas, a empresária salienta a movimentação econômica no Espaço da Agricultura Familiar, na Feira Comercial, na Praça de Alimentação e no restaurante. “Além disso, terminar um evento como esse sem incidentes é gratificante”, comemora, ao se referir à área de segurança.

Para Lizete, a comunidade abraçou a festa e as soberanas, junto da comissão organizadora, se empenharam na divulgação do evento. “Foi um trabalho feito a muitas mãos e pelo resultado que tivemos, temos a certeza de que ele foi bem feito. Houve um envolvimento comunitário e feito em conjunto para deixar a cidade mais bonita e acolhedora e o resultado foi excelente.”

Pupularização das orquídeas

Além do público ter sido superior ao esperado pela organização, a 2ª Exposição Nacional e a 14ª Exposição Estadual de Orquídeas bateram o recorde de plantas expostas: foram 1.268 flores, 155 expositores e 22 associações de orquidófilos, o que representa cerca de 70% das entidades desse segmento que existem no estado.

“Trabalhamos desde março, participamos de todas as exposições possíveis e convidamos pessoalmente os presidentes das associações. Planejamos todo o trabalho de divulgação, inclusive, com as soberanas”, relata o presidente do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova), Sílvio Jaeger. Ele também menciona a qualidade das plantas expostas. “O julgamento demorou mais de quatro horas, quando normalmente leva duas horas.”

Além do grande número de visitantes, o vice-presidente da 4ª Festa das Orquídeas menciona as boas vendas feitas pelos orquidários comerciais que estavam presentes no evento. “O Nova iniciou um trabalho intenso de popularização das orquídeas e essas exposições ajudam a desmistificar a ideia de que elas são plantas caras e difíceis de cuidar”, observa.

A mudança nos horários de visitação, com antecipação da abertura na sexta e uma hora a mais no domingo, também foi bem avaliada. “Na sexta tivemos uma boa visitação durante a tarde e as pessoas também puderam acompanhar, mesmo que de longe, o julgamento das orquídeas”, acrescenta.

“Tudo deu certo e a avaliação é a melhor possível. Qualquer falha que tenha acontecido fica ofuscada pelo sucesso. Eu esperava que viria muita gente, mas superou totalmente as expectativas.”

SÍLVIO JAEGER – Presidente do Nova



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido