Qual o valor de um ato solidário?

-

Segundo o dicionário, um dos significados da palavra solidariedade é ‘apoio em favor de uma causa ou de um movimento’. Ser solidário é se doar de alguma forma, seja com ajuda física, intelectual ou por meio de pertences e valores. O ato solidário é essencial para desenvolvimento de causas sociais e manutenção de instituições filantrópicas. É justamente com as doações que a Escola de Educação Infantil Casa da Amizade do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), instituição privada filantrópica de Venâncio Aires com 36 anos de atuação, mantém suas atividades.
De acordo com o presidente da Associação de Pais e Mestres (APM) da escola, Cássio Severo, a instituição recebe recursos por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), valor utilizado integralmente para a folha de pagamento dos profissionais. Com as contribuições espontâneas dos pais, a escola se mantém para pagamento de outras despesas como internet, aquisição de materiais de higiene e limpeza, manutenção e melhorias na estrutura física, bem como investimento em aulas de música para todas as turmas.
O custo mensal de água e luz é pago por meio de parceria com o HSSM, bem como o fornecimento dos alimentos para as 50 crianças atendidas. No ano passado, 91,6% das famílias pagaram mensalmente a contribuição, percentual que reduziu para 81,2% nestes primeiros meses de 2024. “O valor é essencial para que possamos seguir com as nossas atividades”, afirma o presidente da APM.
Severo salienta que a instituição não entrou no negativo neste início de ano devido ao resgate de aplicações. Porém, se as contribuições não aumentarem, pode haver comprometimento de presentes das datas comemorativas, assim como a festa de final de ano. Além da contribuição mensal das famílias, a escola também realiza ação entre amigos em datas especiais, festa junina e campanhas como a venda de votinhos para eleição da prenda e gauchinho, por exemplo.
A escola dá preferência para o atendimento aos filhos de colaboradores do HSSM, mas também tem um percentual de alunos sem vínculo com o hospital, vagas direcionadas pela Secretaria de Educação. Recentemente, a professora Cristiane Bencke Fengler assumiu a direção da escola, que conta com 13 pessoas na equipe e quatro turmas, do berçário ao nível 3. Contatos para contribuir de alguma forma com o educandário podem ser feitos pelo telefone (51) 99123-0871.

DOAÇÃO
Nas últimas semanas, a Escola do HSSM recebeu a doação de 10 cadeirinhas de alimentação. A entrega foi feita por Lucas Santos, pai da Laura, de 1 ano e 10 meses, que frequenta a escola desde os primeiros meses de vida. Ele é técnico em enfermagem e, atualmente, atua no Hospital Santa Cruz (HSC), em Santa Cruz do Sul, e em uma clínica em Monte Alverne, interior de Santa Cruz do Sul. Embora com uma rotina intensa com plantões diurnos e noturnos, Santos também trabalha com venda de automóveis. A esposa dele, a enfermeira Lilian Barros, atua no HSSM.
Santos relata que a vontade de ajudar o próximo sempre foi algo que valorizou, mas depois da paternidade isso se intensificou ainda mais. “A vida é uma passagem só e nessa viagem eu quero mostrar para a Laura o melhor que eu posso ser”, diz.
Após receber uma foto da filha almoçando, percebeu que ela e os colegas estavam sentados no chão, e resolveu doar as cadeirinhas. “Eu quis oportunizar conforto para a minha filha, para as demais crianças e professoras. O mundo precisa que nos coloquemos mais no lugar do outro”, argumenta.
Além de sempre contribuir com as iniciativas de votos e ação entre amigos, ele também fez uma doação em dinheiro no ano passado. A intenção do pai da Laura é contribuir de alguma forma todos os anos. “Não é pelo valor em si, mas sim pela ação. É também por eu me sentir bem por fazer algo que vai ajudar alguém”, comenta.


Lucas, Lilian e Laura: exemplos que inspiram


Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido