Os celulares se tornaram equipamentos fundamentais do nosso cotidiano, seja para bater papo com amigos e familiares em aplicativos de mensagens, agendar reuniões de trabalho, atendimento de serviços, ou navegar na internet. Mas atire a primeira pedra quem nunca ficou na mão porque o smartphone descarregou, ou precisou passar horas esperando que carregasse. O novo produto da Qualcomm chegou para eliminar essas dificuldades de vez – a empresa americana anunciou nesta segunda-feira, 27, uma nova tecnologia de recarga que promete levar a bateria do 0% ao 100% em apenas 15 minutos.
Nomeada como Quick Charge 5, ela necessita de um carregador de 100W para celulares com baterias de até 4,500 mAh. A novidade ainda está em fase de testes, porém deve chegar ainda neste trimestre ao mercado, e estará disponível inicialmente para os smartphones com sistema operacional Android que contam com processadores Snapdragon 865 e 865 Plus. Felizmente, a maioria das atividades não requer processadores e nem celulares tão avançados pois, para acessar sites e aprender tudo o que é preciso saber para começar a jogar roleta online, por exemplo, um aparelho comum é suficiente. A tecnologia Quick Charge 5 chega a ser até quatro vezes mais veloz que o seu antecessor, entregando 10 vezes mais energia que o Quick Charge 4 – portanto, as baterias dos celulares poderão ser recarregadas até metade de sua carga máxima em apenas 5 minutos. A primeira fabricante que utilizará o novo recurso será a Xiaomi.
Velocidade e segurança avançadas
Apesar dos benefícios de uma recarga veloz, a Qualcomm precisa também tomar precauções em relação à segurança do novo aparelho. Para garantir o funcionamento perfeito e a segurança dos usuários, algumas mudanças foram implementadas: dentre elas estão as 12 proteções separadas de tensão, corrente e temperatura, que incluem também defesa contra sobretensão de entrada USB.
Ademais, o novo produto é o pioneiro a apresentar um carregamento com as tecnologias Qualcomm Battery Saver e Smart ID. Esses apetrechos são capazes de estipular de forma efetiva a velocidade de recarga e as melhores condições para reduzir a degradação da bateria, testando o adaptador para produzir a quantidade ideal de energia. Embora seja inovador, o carregador da Qualcomm não é o único do segmento, pois há um produto parecido produzido pela Oppo que promete abastecer uma bateria de 4.000 mAh em somente 20 minutos.
As possíveis inovações para o futuro dos smartphones
Nas últimas décadas a tecnologia dos celulares evoluíram de maneira exorbitante. Todos lembramos dos popularmente conhecidos “tijolões”, aparelhos enormes e pesados – hoje, eles estão cada vez mais finos e leves, com uma variedade de funções, incluindo uma grande biblioteca de aplicativos que cumprem as mais diversas tarefas e a possibilidade de tirar fotos similares às câmeras fotográficas profissionais. Há algumas tecnologias ainda mais avançadas que vêm sendo ou serão implementadas nos smartphones mais atuais:
1 – Aparelhos flexíveis
Inicialmente apresentados na CES 2019, umas da maiores feiras de tecnologia do mundo, a novidade dos celulares dobráveis já está disponível no mercado. No entanto, espera-se que a invenção evolua ainda mais e que o display possa ser expandido e moldado da maneira que o usuário quiser. Na Universidade de Estadual de Michigan, Estados Unidos, pesquisadores já estudam e realizam testes com circuitos eletrônicos extensíveis.
2 – Telas “indestrutíveis”
Isso evitaria tantas dores de cabeça e prejuízos, pois quem nunca teve um aparelho que caiu e acabou com rachaduras na tela? Atualmente muitos materiais resistentes vêm sendo testados, algumas das opções são o vidro sintético de diamante, o Gorilla Glass utilizado pela Apple em muitos dos seus produtos, e o painel OLED da Samsung, que vem sendo utilizado em alguns dos seus monitores.
3 – Holograma
A ideia que ainda não tem exemplos reais é de trazer o efeito 3D para os smartphones. Essa seria uma espécie de projeção holográfica, por não precisar dos óculos 3D, já existentes na tecnologia atual.