“Quem lê se torna empático e sente as emoções do outro”, diz Eleonora, patrona da 25ª Feira do Livro de Venâncio Aires

-

Nesta quinta-feira, 29, inicia a 25ª Feira do Livro de Venâncio Aires, que segue até o domingo, 1º de setembro, no Parque Municipal do Chimarrão. Uma das presenças confirmadas é da patrona Eleonora Rodrigues de Medeiros. Natural de Uruguaiana, ela já participou de edições anteriores do evento, com espetáculos literários para a infância. Agora, retorna com o convite para ser a ‘madrinha’ da Feira do Livro, promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), a Secretaria de Cultura e Esportes e o Conselho Municipal de Cultura.

“É um compromisso enorme e uma vontade imensa de contar histórias para todos. Foi uma surpresa, fiquei muito honrada com o convite. Venâncio Aires foi uma das primeiras cidades a acolher meu trabalho como escritora. Temos uma linda história de amor e a mesma paixão pela literatura”, comenta. Sobre a programação da Feira do Livro, Eleonora ressalta a diversidade de atividades que serão realizadas durante os quatro dias. “Terá teatro, contação de histórias, animação com os Vivandeiros da Alegria, museu da PUC, lançamento de livros e sessões de autógrafos”, cita.

A escritora explica que a literatura serve para muitas coisas, pois, ao ler um livro ou escutar uma história, é possível entrar em contato com a própria humanidade. “Quem lê se torna empático, pois sente as emoções do outro, do personagem, identificando e relacionando com seus próprios dilemas”, enfatiza. Segundo a escritora, a literatura nunca deve ser didática, ela precisa ser prazerosa, libertadora, revolucionária para as ideias, falar da cultura, do folclore, fazer chorar, rir e tocar nossa alma.

Ao ser questionada sobre o futuro da literatura, Eleonora afirma que se sente esperançosa. Segundo ela, existem muitos escritores novos, vários livros sendo ilustrados e muitas novidades no mercado editorial. “Fico muito esperançosa com tudo isso. Sei que as redes e o mundo virtual tomam conta da maior parte do nosso tempo, mas também sei que o contato com o livro é muito melhor que esse outro mundo”, ressalta.

“Todas as crianças devem ter livros em seu acervo particular para que os pais possam ler histórias para os filhos antes de dormir. Tem que ser um tempo especial, afetivo e de qualidade”


ELEONORA MEDEIROS
Patrona da 25º Feira do Livro de Venâncio Aires

A patrona da Feira do Livro realizará contação de histórias nas tardes de sábado e domingo. A programação inclui apresentações teatrais, shows e exposição do Museu Itinerante da PUC, entre outros. As atrações podem ser conferidas no site folhadomate.com.

13ª Mompi terá mais de 50 projetos expostos

‘Protagonismo estudantil: a pesquisa como rotas de aprendizagem’ é o tema que norteou os trabalhos que estarão presentes na 13ª edição da Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação (Mompi), que vai acontecer nos dias 29 e 30 de agosto, dentro da programação da 25ª Feira do Livro de Venâncio Aires, no Parque Municipal do Chimarrão. Na Mompi serão expostos e apresentados trabalhos de estudantes da rede municipal de Educação, em duas modalidades: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Os estudantes da Educação Infantil estarão se apresentando no Galpão Morada Velha e os projetos do Ensino Fundamental serão expostos no prédio do auditório do Parque do Chimarrão, no local que sedia os cafés coloniais, durante as edições da Fenachim.

Conforme o secretário de Educação, Émerson Eloi Henrique, serão expostos 55 projetos da rede municipal de ensino, sendo 22 de professores e alunos da Educação Infantil e outros 33 do Ensino Fundamental. “As escolas fazem seus projetos de pesquisa a partir do tema proposto pela Secretaria de Educação ao longo de todo o ano letivo. Depois de finalizados os trabalhos, ocorrem as mostras internas em cada escola, onde esses trabalhos são avaliados, selecionados e inscritos para a Mompi, que é a nossa Mostra de Pesquisa e Inovação”, ressalta.

Os projetos terão apresentação oral dos alunos e professores, em momentos específicos: na quinta-feira, 29, das 8h30min às 10h30min, reiniciando às 14h30min e seguindo até as 16h30min, e na sexta-feira, 30, entre as 8h e 12h. Ainda na sexta-feira, 30, a partir das 14h, ocorre a divulgação dos resultados, premiando os três primeiros colocados, a partir da avaliação da comissão. Já a Educação Infantil fará apresentação de suas pesquisas na quinta-feira, 29, no Galpão Morada Velha, entre 14h30min e 16h30min, e a cerimônia de premiação da Educação Infantil ocorrerá na quinta-feira, às 17h30min, junto com a abertura oficial da Feira do Livro.

Conforme a organização da Mompi, os painéis e banners dos projetos vão permanecer expostos no sábado, 31, e domingo, 1º, quando tem continuidade a Feira do Livro. “Mesmo depois de encerrada a Mompi, as famílias e comunidade em geral que visitarão a Feira do Livro, poderão prestigiar os projetos expostos no final de semana”, destaca o secretário.

(Fonte: AI Prefeitura)



Júlia Brandenburg

Júlia Brandenburg

Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido