Em Venâncio Aires, nove instituições de ensino carregam consigo o nome de mulheres que marcaram a história, como forma de homenageá-las. Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a reportagem da Folha do Mate resgatou a história dessas figuras femininas que tanto contribuíram para a educação na Capital do Chimarrão, confira:
Escola Estadual de Ensino Fundamental Brígida do Nascimento
Brígida Joaquina do Nascimento era neta do capitão Francisco Machado Fagundes da Silveira, dono da primeira área de terras de Venâncio Aires. Após a morte do avô, herdou parte das propriedades e doou terras para construções importantes do município, como os lotes para a construção da capela, onde atualmente se encontra a Igreja Matriz São Sebastião Mártir.
A Escola Brígida Joaquina do Nascimento foi fundada em 25 de maio de 1959, quando o casal Yolita da Cruz (trisneta de Brígida) e Antão Pereira Portella emprestaram uma residência de madeira para que três professoras – Claudete Pochmann, Venilda Ferreira da Silva e Louri Herzog – dessem aulas a 40 alunos.
Mais tarde, em 1962, a família de Yolita doou o terreno para a construção do novo prédio, onde até hoje a escola se localiza, na rua General Osório, 2251.
Escola Estadual de Ensino Médio Frida Reckziegel
Fridalina Reckziegel nasceu em 3 de julho de 1906 em São Gabriel de Estrela, distrito de Lajeado, hoje correspondente à localidade de Boa Esperança, Cruzeiro do Sul. Frida, além de muito religiosa, ajudava todos que podia.
Na localidade, havia uma escola que era mantida pelos pais dos alunos e as aulas ministradas por um padre alemão. Após denúncia do padre, a ‘escola capela’ foi desativada. No entanto, Frida, preocupada com a educação dos filhos, matriculou-os em uma escola muito distante de onde viviam.
Percebendo que a região crescia e com a necessidade de uma escola pública para a comunidade, fez uma doação de quatro hectares de terra ao Estado e, em 1956, iniciaram as aulas na Escola Frida Reckziegel, em Vila Palanque, no interior de Venâncio Aires.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Odila Rosa Scherer
Odila nasceu em 22 de setembro de 1908, na localidade de Taquari Mirim, interior de Venâncio Aires. Em 1929, se formou no Magistério, em Porto Alegre e, neste mesmo ano, começou a trabalhar em Vera Cruz. Em seguida foi transferida para Linha Travessa, na Capital do Chimarrão. Ela lecionava para alunos da 1ª a 5ª série ao mesmo tempo.
Em 1930, casou-se com Alfredo Scherer. Por 21 anos, deu aula em uma casa ao lado da residência da sogra. Além de professora, também foi catequista e, ao lado do marido e ex-prefeito do município, Alfredo Scherer, foi festeira da Festa de São Sebastião Mártir, em 1949.
Buscando atender as necessidades das famílias da parte baixa da cidade, com apoio da comunidade e também da Campanha Nacional das Escolas da Comunidade (CNEC), no dia 10 de maio de 1981, a Escola Cenecista de 1° Grau Incompleto Professora Odila Rosa Scherer começou as atividades.
Em 1997, a escola deixou de pertencer a CNEC e passou a ser administrada pela Prefeitura, tornando-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Odila Rosa Scherer. A Escola Odila, como é carinhosamente conhecida, está localizada na rua Pedro Grünhauser, número 897, no bairro União.
Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Leontina
Em 1929, na estrada de Linha Sapé, foi fundada a Escola Isolada de Santa Tecla. A instituição teve como primeira professora Leontina Mendes, que se destacou pelo trabalho baseado na realidade dos alunos. Em 1967, já no atual prédio da escola, na rua Fernando Manoel Schwingel, no bairro Santa Tecla, a instituição recebeu o nome de Grupo Escolar Professora Leontina, em homenagem à primeira professora do educandário. Hoje, 7 de março, a Escola Leontina, como é popularmente conhecida na Capital do Chimarrão, comemora 67 anos de atividades.
Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Helena Bohn
Helena Fischer Bohn nasceu no dia 6 de maio de 1932, em Vila Teresinha, no interior de Venâncio Aires. Parte dos estudos foram completados no Colégio Nossa Senhora Aparecida. Sempre muito envolvida com a vida religiosa, se mudou para Florianópolis, em Santa Catarina, onde fez o curso ginasial e conheceu a Ordem das Irmãs da Divina Providência. Também se dedicou a estudar música e canto. Retornou de Florianópolis e começou a lecionar na Escola Paroquial Santa Inês, de Mato Leitão. Em seguida, se mudou para o município de Arroio do Meio, para participar do noviciado. Depois, voltou para Vila Teresinha, onde lecionou gratuitamente por um semestre no antigo Grupo Escolar de Linha Teresinha.
Além disso, lecionou também na Escola de Santa Tecla, na Escola de Mangueirão, na Escola da Entrada de Linha Arlindo e, por último, no Grupo Escolar Monte das Tabocas. Helena foi casada com o professor Pedro Beno Bohn, que dá nome a uma escola de Vila Arlindo, no interior de Venâncio.
A instituição de Vila Teresinha recebeu o nome de Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Helena Bohn em homenagem póstuma à Helena, uma das primeiras professoras da instituição e também pelos relevantes serviços prestados à comunidade.
Escola Estadual de Ensino Fundamental Zilda de Brito Pereira
Maria Zilda de Brito Pereira nasceu em Lajeado, dia 1° de julho de 1896. Enquanto primeira-dama daquele município, prestou relevantes serviços à comunidade, entre eles, acolher crianças na própria residência para que fossem alfabetizados.
Inicialmente, a escola, localizada no bairro Gressler, era chamada de Grupo Escolar dos Subúrbios, mas ao longo dos anos, decidiu-se escolher um nome de quem tivesse dedicado a vida ao próximo, por isso, foi escolhido, por unanimidade o nome de Zilda.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Vó Helma
Helma Brands era agricultora e natural do interior de Santa Cruz do Sul. Foi casada com Otto Gustavo Daniel Brands, que dá nome à Escola Municipal de Ensino Fundamental, no bairro Brands. O filho de Helma e Otto, Werner Brands, doou as terras nos arredores das duas escolas à Prefeitura, por isso os dois educandários fazem homenagem aos pais dele. Neste ano, a Emei Vó Helma completa quatro anos.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Yolita da Cruz Portella
Trisneta de Brígida Nascimento, Yolita da Cruz Portella nasceu em 6 de julho de 1911, em Venâncio Aires. Foi a primeira mulher motorista de Venâncio Aires. Em 1943, ingressou na Cruz Vermelha Brasileira, fez o curso de Enfermagem e foi atuar na área durante a segunda Guerra Mundial. Com o fim da guerra, passou a trabalhar no posto de higiene, hoje conhecido por posto de saúde. Foi funcionária da Secretaria Estadual de Saúde por 30 anos, onde distribuía leites e medicamentos e, sempre que podia, ajudava os necessitados.
Yolita nos fins de semana gostava de visitar as famílias carentes e foi assim que ela descobriu que muitas crianças estavam fora da escola. Doou um chalé de sua propriedade para o início das aulas da Escola Estadual de Ensino Fundamental Brígida do Nascimento. Após, Yolita e o esposo Antão Pereira Portella doaram uma área de terra para a construção do atual prédio da escola Brígida.
A filha de Yolita, Maria Zulmira Portella Moura, conta que nas últimas missões da mãe na igreja católica, expressou todo amor que tinha pelo povo de Venâncio Aires. “Eu amo esta gente, meu povo! Tenho orgulho de ter nascido e morar nesta cidade linda, que vi crescer”, declarou Yolita.
Escola Estadual de Ensino Médio Adelina Isabela Konzen
Adelina nasceu no dia 31 de dezembro de 1929. A professora casou-se com Félix Konzen, que, logo após o casamento, fez doação do terreno para que fosse construída a instituição localizada em Vila Estância Nova. Ela também foi a primeira diretora da então Escola Rural de Estância Mariante.
Durante alguns anos, Adelina se dedicou à educação das crianças da comunidade. Entre as recordações, estão a letra e a música do hino da escola. Faleceu com 28 anos. A escola foi fundada no dia 13 de março de 1953 e completa sete décadas neste ano.