emei vô ismael
(Foto: Luana Schwekart)

Emei Closs terá novo prédio no bairro São Francisco Xavier, nos mesmos moldes da Emei Vô Ismael, do bairro Xangrilá. Instituição é, historicamente, atingida por enchentes do Arroio Castelhano.

O Ministério da Educação confirmou, nesta semana, o empenho de R$ 5.746.739,41 para a construção da nova Escola Municipal de Educação Infantil Frederico Reinaldo Closs. O prédio será erguido no bairro São Francisco Xavier, na rua Antônio Carlos, 255, em área que pertence ao Município. O novo endereço fica próximo à Escola Municipal de Ensino Fundamental Benno Breunig. Já o antigo prédio, instalado há 34 anos no bairro União, foi interditado após a enchente registrada em maio deste ano.

Com o recurso do Governo Federal será possível encaminhar a licitação da obra. “Estamos encaminhando o projeto para a Caixa, para aprovação, depois vai para a licitação, que terá trâmites que duram entre 90 a 120 dias. Acreditamos que entre fevereiro e março a obra comece a sair do papel. Será uma obra grande, aos moldes da Emei Vô Ismael (foto acima), no bairro Xangrilá, com 188 vagas”, explicou o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa. A partir da ordem de início, estima-se em torno de um ano e meio para a conclusão da obra.

Prefeito Jarbas da Rosa falou sobre a obra nesta sexta-feira, em entrevista à Rádio Terra FM (Foto: Marcos Jacobi)

Meta é zerar a fila

Em entrevista à Rádio Terra FM, nesta sexta-feira, 15, Jarbas da Rosa disse que a expectativa é de que o novo prédio da Emei Closs absorva parte da lista de espera por vagas em escolas de educação infantil de Venâncio Aires. Serão 58 vagas a mais do que a estrutura antiga, no bairro União.
Atualmente, os alunos da Emei Closs estão sendo atendidos em um prédio alugado pelo Município, próximo à Estação Rodoviária, no bairro Cruzeiro. De acordo com o prefeito, não se descarta a possibilidade de manutenção das atividades neste espaço, mesmo com a construção de um novo prédio para escola no bairro São Francisco Xavier. “Ao final de todo o processo, com a obra concluída, esperamos atingir o objetivo de zerar a lista de espera por vagas”, destacou Jarbas.
Conforme relatório atualizado em 8 de novembro, disponível no site da Prefeitura, há 355 crianças em lista de espera. Além disso, o Município tem 222 vagas compradas em escolas de educação infantil da rede particular.