Réguas físicas e digitais são instaladas no rio Taquari, em Vila Mariante

-

Em trabalho desenvolvido desde a última semana, equipes da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), que integra a Agência Nacional das Águas (ANA), reinstalaram a régua digital de monitoramento via satélite do rio Taquari, em Vila Mariante, interior de Venâncio Aires. O aparelho foi instalado em frente ao posto de combustíveis da localidade e já pode ser acessado no site do Sace, em www.sgb.gov.br.

No ponto de aferição via satélite, também há réguas físicas (Foto: Leonardo Pereira)

O serviço funciona através de um cabo (instalado dentro de um cano) conectado a torre e colocado dentro do rio. O aparelho conta com um sensor que monitora o nível do manancial e que transmite, de 15 em 15 minutos, informações atualizadas da leitura. Além disso, ainda foram instaladas réguas físicas no ponto de aferição e, também, na ponte da RSC-287. No primeiro ponto, as réguas vão até 15 metros, enquanto que na ponte alcançam até 21 metros – exatamente na altura do asfalto.

Na ponte da RSC-287 também foi instalada uma régua física (Foto: Leonardo Pereira)


Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido