A quarta-feira foi de comemoração na redação integrada da Folha do Mate e Rádio Terra FM. Hoje, foram divulgados os resultados do concurso estadual Excelência Editorial promovido pela ADI Multimídia, a nova nomenclatura da Associação de Diários do Interior do Rio Grande do Sul.
A reportagem ‘Educação ambiental na prática e uma inspiração para o país’, produzida pela jornalista Juliana Bencke, ficou em primeiro lugar no certame, que teve temática livre. A matéria foi publicada na Folha do Mate no dia 24 de junho, no caderno especial que marcou os 20 anos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Venâncio Aires. Conforme Juliana, que é editora de Cadernos, a reportagem destacou iniciativas ambientais realizadas em Venâncio por meio do projeto Lixão Zero, do Governo Federal. O Município, que foi um dos 21 contemplados entre mais de mil inscritos, conquistou R$ 4,1 milhões para investir em uma série de projetos voltados à gestão dos resíduos sólidos, como biodigestores nas escolas e composteiras domésticas. “Estou muito feliz com o prêmio, especialmente por se tratar de uma reportagem que vai ao encontro da bandeira institucional Responsabilidade Ambiental da Folha do Mate e Terra FM. Além disso, essa reportagem uniu a questão ambiental e a educação, que são dois assuntos que sempre permearam a minha vida pessoal e profissional. Acredito que precisamos pautar esses assuntos, incluí-los no nosso dia a dia. Por isso, esta uma conquista é tão especial”, comemora a jornalista.
Ao mesmo tempo, reforça Juliana, esse é mais um reconhecimento ao programa Lixão Zero, projeto sob coordenação da servidora pública Carin Gomes. “Agradeço à direção da Folha e Terra e a todos os colegas. É uma conquista de todos”, completa.
A ADI Multimídia, que é presidida pelo diretor da Folha do Mate, Ricardo Silberschlag, promove nos dias 13 e 14 de outubro, em Canela, o 25º Congresso dos Grupos Regionais de Comunicação do RS. Na ocasião, além de palestras e painéis, haverá a apresentação dos cases vencedores do concurso de Gestão e também a premiação das três melhores reportagens. A ADI é composta por 31 grupos de comunicação do interior do estado.
