A empresa Zambrano Engenharia, de Porto Alegre, vai dando continuidade à construção de um reservatório elevado, com capacidade de 500 metros cúbicos de água, no bairro Bela Vista. De acordo com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), o investimento chega aos R$ 4,2 milhões – incluída a implementação de duas adutoras – e deve acabar com o problema da falta de água na parte alta da Capital Nacional do Chimarrão, especialmente no verão, período mais seco do ano.
Recentemente, a empresa responsável pela execução da obra fez a concretagem dos pilares do reservatório. Gerente local da Corsan, Ilmor Dörr afirma que não há uma data precisa para o início do funcionamento do reservatório, mas salienta que “o projeto garante uma melhoria muito grande para o sistema localizado na parte alta do nosso município, principalmente nos bairros Bela Vista, Xangrilá, Cidade Nova, com reflexos muito positivos também para a região do Santa Tecla”.
No momento, comenta Dörr, a unidade da Corsan de Venâncio Aires não tem recebido queixas em relação ao abastecimento de água da parte alta da cidade. Com exceção de alguns relatos de água com coloração saindo das torneiras, “o sistema está equilibrado e sem alterações há um bom tempo”. O gerente da estatal destaca ainda que uma empresa já foi contratada para elaborar o estudo de um novo ponto de captação de água no arroio Castelhano, demanda que é bastante antiga. “Acreditamos que no início do segundo semestre teremos as alternativas já mapeadas”, conclui.