Iara Stein, 55 anos, é a primeira mulher a presidir uma das instituições mais representativas de Venâncio Aires: a Sociedade Campestre e Cultural dos Motoristas, com sede localizada às margens da RSC-287. Instrutora de trânsito há 19 anos no Centro de Formação de Condutores (CFC) Venâncio Aires, ela estará à frente da entidade por dois anos – o mandato se encerra no fim de 2025. Ela foi convidada a assumir o cargo ainda em dezembro de 2023 e a posse foi na quinta-feira passada, 25, poucos dias depois do seu aceite definitivo: “Eu sabia que o passo teria que ser firme”, pontua.
Iara reconhece que, no início, exitou, mas foi convencida a partir de conversas com membros da gestão anterior, presidida por César Schultz, que defendiam que a sede precisava de novas pessoas e ideias. “É uma conquista [ser a primeira mulher], porque nunca imaginei. É uma responsabilidade grande, um compromisso com a sede. No dia da posse, eu coloquei para a gestão anterior que a nossa meta era buscar resgatar a sede de antigamente e inovar”, ressalta.
O resgate de exemplos que deram certo na história da Sede dos Motoristas é bastante presente nas ideias da nova presidente. Uma das propostas, por exemplo, é tentar promover eventos periódicos no local, como almoços entre os associados e torneios de esportes, que também serviriam para utilizar com mais frequência as quadras disponíveis, como de futebol, bocha, beach tennis e bolão.
Além disso, também estão em pauta dois temas que Iara demonstra bastante carinho ao falar sobre. O primeiro é um podcast, chamado de ‘A Hora da História’, com duas edições ao mês. Na proposta, seriam recebidos associados antigos para compartilhar histórias sobre a vida de motorista. A outra dá conta da eleição de uma rainha para representar a instituição. Em 2019, já havia ocorrido a escolha da corte, mas, além da rainha, também foram eleitas duas princesas e simpatia. A proposta da nova gestão é voltada para a escolha apenas de uma soberana. Também será uma das prioridades uma atenção especial ao desfile do Dia do Motorista, em 25 de julho.
PÓRTICO
Conforme Iara, a primeira ação deve ser revitalizar o pórtico de acesso ao local. Ela espera iniciar as melhorias ainda no próximo final de semana. Outro ponto bastante reconhecido por quem visita a sede é a escultura de São Cristóvão, logo na entrada. Este também deve ser um espaço que receberá atenção da nova presidência. Ambos foram pauta da primeira reunião, que ocorreu no sábado, 27, e devem também ser discutidos na noite de hoje, quando ocorre novo encontro.
ORIGEM
Iara explicou que sempre foi frequentadora da sede campestre, onde organizava encontros com amigos e familiares. Mas acredita que o convite para assumir a presidência da entidade tem a ver com o seu papel de liderança no grupo Liberdade Estradeira, do qual é presidente. A associação reúne caminhoneiros de todos os estados da região Sul do Brasil. Inclusive, o grupo gestor que estará à frente da Sede dos Motoristas conta com pessoas que também a ajudaram a coordenar o grupo, além de outras mais familiarizadas com o contexto atual da sede.
Como se associar à Sede dos Motoristas?
• Não é requisito obrigatório ser motorista
• É necessário pagar um valor anual de R$ 200
• O contato da associação é 3741-2044
• Atualmente são cerca de 700 associados.
O novo grupo gestor é formado por Iara Stein, Elenor Stein, Guilherme Monfardini Farias, Marco Antônio Tassinari, Alisson Samuel Nunes e Júnior Ronan Hendges.
“A primeira coisa que me vem em mente é o desafio. Segundo, eu valorizo muito esse tipo de associação, acho muito lindo. Isso tem uma história. Por isso que eu quero resgatar e renovar. Toda sociedade que tiver uma raiz, um começo, tem história. Em cima dessas histórias, torna-se grandioso.”
IARA STEIN
Presidente da Sede dos Motoristas