Em entrevista exclusiva para a Rádio Terra FM e o Jornal Folha do Mate, o diretor-geral da Rota de Santa Maria, concessionária responsável pela RSC-287, Leandro Conterato, confirmou que o trecho de Venâncio Aires da rodovia será liberada a partir deste sábado, 8. Segundo ele, também não haverá restrição de tráfego, mantendo a liberação para todos os veículos que já trafegavam anteriormente no local. Haverá uma sinalização intensiva para a segurança dos motoristas.
Em Venâncio Aires, são quatro pontos totais em que houve necessidade de intervenção. Ao longo do trajeto, em determinados momentos é feito um desvio, que depois volta para a estrada principal da RSC-287, onde não foi prejudicada pela força da água. “A rodovia foi parcialmente ou totalmente destruída na região. As obras estão em fase final, com a implementação dos dispositivos de sinalização, e expectativa é que terminar até sexta e sábado estaremos liberando o tráfego”, afirmou.
Conforme Conterato, foi um ritmo intenso de trabalho e as obras, em toda a extensão da via, devem custar até R$ 30 milhões. O mesmo prazo é válido para Paraíso do Sul e Candelária, que também têm trechos bloqueados pelo impacto da água.