A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Imunizações, informa sobre nova atualização da estratégia de vacinação contra a Covid-19. As novas orientações foram enviadas pelo Ministério da Saúde, e entre as principais novidades está a inclusão da vacina contra a doença no Calendário Nacional de Vacinação para gestantes e idosos (60 anos ou mais); e o esquema vacinal para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade com esquema conforme imunizante disponível. As gestantes devem ser imunizadas com uma dose a cada gestação. Já os idosos receberão uma dose a cada seis meses.
A vacinação dos demais grupos especiais a partir de 5 anos de idade está sendo realizada a cada ano, como por exemplo pessoas vivendo em instituições de longa permanência; indígenas; quilombolas; puérperas (se não vacinadas durante a gestação); trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; e pessoas em situação de rua.
Para pessoas que não se enquadram nos grupos prioritários e que não receberam nenhuma dose da vacina contra a Covid-19, poderão receber uma dose. Vale destacar que, a partir da próxima semana o imunizante estará disponível para crianças na sala de vacinas do Setor de Imunizações, junto à UBS Central. Para adolescentes a partir de 12 anos, a vacina já pode ser realizada.
Imunizantes que tiveram alterações
Além da vacina contra a Covid-19, outros imunizantes também receberam alterações.
- Vacina HPV: indicada para meninos e meninas aos 9 anos, dose única.
- Vacina poliomielite: não terá mais gotinha. A criança receberá uma dose de reforço aos 15 meses com a vacina VIP (vacina inativada poliomielite). Todas as crianças a partir de 15 meses, que ainda não receberam essa vacina podem fazer esse reforço (até a idade de 4 anos 11 meses e 29 dias)
- Rotavírus: crianças recebem duas doses, sendo uma dose aos 2 meses e uma dose aos 4 meses. Essa tinha limite de idade para receber – para D1 até 3 meses e 14 dias e a D2 até 7 meses e 29 dias. Nova orientação: a criança pode receber D1 até 11 meses e 29 dias e a D2 até 23 meses e 29 dias. Portanto, quem perdeu a oportunidade poderá receber as doses dentro deste novo limite de idade.
- Vacina Covid-19: entrou no Calendário Vacinal das crianças esse ano, sendo obrigatória. Idade: 6 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias.
Horário de atendimento do Setor de Imunizações
A Secretaria Municipal da Saúde informa que no mês de janeiro não haverá horário estendido no Setor de Imunizações, junto à UBS Central. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, horário das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min.
Fonte: AI Prefeitura