Secretário Gilmar Sossella participou do programa Folha 105 - 1ª Edição (Foto: Marcos Jacobi/Terra FM)
Secretário Gilmar Sossella participou do programa Folha 105 - 1ª Edição (Foto: Marcos Jacobi/Terra FM)

O secretário estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, esteve em Venâncio Aires nesta quinta-feira, 14, para agenda com o prefeito Jarbas da Rosa e servidores que estão envolvidos na divulgação e execução do programa MEI RS Calamidades. A iniciativa tem como objetivo auxiliar os microempreendedores individuais atingidos pela enchente de maio e faz parte do Plano Rio Grande.

O MEI RS Calamidades prevê um saque de R$ 1,5 mil, valor que é disponibilizado em poupança social da Caixa Econômica Federal. Para ter acesso a esta primeira parcela, o microempreendedor deve acessar o aplicativo Caixa Tem ou comparecer em uma agência da Caixa. Outra parcela – esta via Banrisul -, também no valor de R$ 1,5 mil, pode ser obtida caso o MEI participe de uma consultoria gratuita, realizada de forma remota pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) e com duração de nove horas.

Mais informações sobre o programa MEI RS Calamidades podem ser obtidas no site www.trabalho.rs.gov.be/meirsinfos. Há, inclusive, a possibilidade de acesso a recursos com condições facilitadas de pagamento.

FOLHA E TERRA

Depois do compromisso na Prefeitura, Sossella esteve na sede da Folha do Mate e da Terra FM e participou do programa Folha 105 – 1ª Edição. Na oportunidade, elogiou a Administração de Venâncio Aires pela criação e manutenção do programa Qualifica Venâncio e afirmou que a qualificação de mão de obra deve ser uma preocupação constante. “A falta de profissionais qualificados, nas mais diversas áreas, é uma realidade dos municípios, do estado e do país”, comentou o secretário.

Sossella também comentou sobre a atuação do deputado estadual Airton Artus (PDT), seu colega de partido, na Assembleia Legislativa. “É um grande amigo, grande parceiro e que está fazendo um belíssimo trabalho. O Programa Pró-Hospitais, que é de autoria dele, está sendo visto com uma grande iniciativa para ajudar os hospitais filantrópicos e santas casas. É um orgulho saber que, em tão pouco tempo, ele já fez tanta coisa que rendeu destaque”, disse. Foi graças ao fato de Sossella ter assumido a pasta de Trabalho e Desenvolvimento Profissional que Artus ganhou uma vaga na Assembleia, pois o secretário é um dos quatro deputados estaduais eleitos pelo PDT e Artus é o primeiro suplente.