O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense é o segundo maior vencedor da história da Copa do Brasil. Tendo conquistado 5 edições do torneio, em 1989, 1994, 1997, 2001 e 2016 o tricolor gaúcho somente é superado pelo Cruzeiro, que conquistou a competição em 6 oportunidades. A equipe mineira venceu a Copa do Brasil em 1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018. Coincidentemente, em 1993, o título Cruzeirense foi justamente em cima do Grêmio.
A competição que se tornou uma das preferidas do Grêmio é um dos alvos de dirigentes e torcedores para este ano. E para isso a equipe conta com um treinador acostumado com o formato, Renato Gaúcho, que já conquistou a competição pelo próprio Grêmio em 2016.
Atualmente o time vive em lua de mel com sua torcida. Não bastasse o retorno para a Série A, o fato de ter contratado um dos reforços de maior destaque do futebol brasileiro nos últimos anos, o uruguaio Luis Suárez, reacendeu a chama que faltava.
Aliás, Luisito Suárez tem sido um capítulo a parte no início de temporada gremista. Recebido por mais de 30 mil torcedores em uma festa inesquecível somente para sua apresentação, o jogador também estreou em campo com o pé direito marcando logo de cara um “hat-trick”. Em apenas 37 minutos contra o São Luiz, pela Recopa Gaúcha, o jogador deixou sua marca 3 vezes levando os torcedores a loucura. E não parou por aí. Até o momento “el pistolero” já marcou 5 gols em 4 jogos pelo Grêmio, com um início de temporada avassalador.
Ainda assim o Grêmio segue tentando se reforçar para as competições que disputará ao longo de 2023. O alvo do momento é o atacante Michael, ex-Flamengo e atualmente no Al-Hilal. Sonho de consumo do treinador Renato Gaúcho, a novela de sua contratação poderá ter um desfecho positivo após a disputa do mundial de clubes que será realizada até meados de fevereiro e na qual o clube atual do jogador se encontra envolvido.
Mesmo que o Grêmio aposte na Copa do Brasil todas as suas fichas, outras importantes competições não devem ser deixadas de lado pelo tricolor gaúcho. O hexacampeonato gaúcho também seria um feito memorável para os torcedores do clube. Conquistando a competição de forma seguida desde 2018, o Grêmio também não pretende deixar espaço para o seu principal rival, o Internacional, voltar a conquistar o título
de campeão Gaúcho.
Para definir seu caminho na Copa do Brasil o Grêmio precisará aguardar o sorteio da competição que deve ser realizado em breve já que as rodadas iniciais do torneio estão marcadas para o dia 22 de fevereiro. Até o momento, o que se sabe, é que o Grêmio estará no pote A do sorteio.
O pote A traz as equipes de Santos, Grêmio, América-MG, Atlético-GO, Ceará, Bahia, Botafogo, Red Bull Bragantino, Goiás e Cuiabá. As equipes do Pote A deverão ser sorteadas para enfrentar uma das equipes do Pote E.
O pote E conta com Campinense, Jacuipense, São Raimundo-RR, Tocantinópolis, Bahia de Feira, Caldense, Atlético de Alagoinhas, ASA, Sergipe e Ceilândia.
Vale lembrar que os jogos da primeira fase da Copa do Brasil se trata de confronto único, no qual os times de menor pontuação do ranking (no caso do Grêmio o adversário do Pote E jogam em casa como mandantes e o time de maior pontuação no ranking apesar de ser visitante joga com a vantagem do empate.
Seja qual for o adversário que sair no sorteio o Grêmio deverá ir forte para a disputa em busca do seu principal sonho para a temporada de 2023.