O agente que se apresentaria oficialmente ontem à tarde e seria lotado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) não se apresentou e é provável que não venha mais. Recém-formado na Academia de Polícia (Acadepol), ele é morador de Santa Cruz do Sul e viria para compor a escala de plantão, possibilitando que o órgão seguisse atuando normalmente com quatro agentes.
Tanto que ontem, um agente lotado na Delegacia de Polícia fez os atendimentos no plantão, já que a escala foi refeita e o novo policial faria seu primeiro plantão na quarta-feira, 3. A intenção era de que o agente, que antes atuava na Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), acompanhasse o trabalho do plantão e se ambientasse com a novo função.
Ontem, durante todo o dia, o delegado Vinícius Lourenço de Assunção aguardou por respostas, que até o fim da tarde não vieram. Ele acredita que um novo policial seja designado para atuar na DPPA até o fim desta semana.
Para relembrar
- Desde que começou a funcionar em Venâncio Aires, em 13 de agosto de 2004, a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) sempre contou com apenas quatro policiais. O primeiro titular foi o delegado Antônio Firmino de Freitas Neto, que acumulava a função de titular da Delegacia de Polícia. Passados quase 20 anos, o plantão 24h teve que fechar as portas no penúltimo final de semana do mês de março, por falta de agentes. É que um dos policiais lotados na DPPA foi transferido para a DP de Passo do Sobrado, com a promessa de que a vaga dele seria ocupada por um agente que viria de Montenegro.
- Houve problemas nestas transferências, pois a vaga em Montenegro seria suprida por um policial que atua em Porto Alegre. Mas como sua saída não foi autorizada, a DP de Montenegro também não autorizou a saída do policial que atua naquele órgão. Porém, o policial que estava na DPPA de Venâncio e que era indispensável para a manutenção da escala, saiu e não retornará. Na semana passada, a chefia de polícia prometeu que enviaria um policial recém-formado para fechar a escala. Ele se apresentaria ontem e já entraria na escala de serviço na quarta-feira, 3. No entanto, isso não aconteceu e a DPPA da Capital do Chimarrão voltou a ter apenas três policiais lotados.