Será aberta neste domingo, 12, a programação da 2ª Semana Municipal do Hip Hop. A programação se estende até o próximo sábado, 18, e vai celebrar os 50 anos da cultura do hip hop na região. A ação, realizada pela Organização Não Governamental (ONG) Consciência e Atitude (Coat), em parceria com a Prefeitura de Venâncio Aires, contará com arte e cultura dentro das escolas e, neste domingo, apresentações de grafites, DJs, danças e batalha de rimas na pista de skate do Parque Municipal do Chimarrão.
Com o objetivo de fortalecer a cultura de rua na Capital Nacional do Chimarrão e valorizar personalidades importantes do meio, o evento, a partir das 15h, contará com batalha de rimas, que terá premiação de R$ 400 para o vencedor e, também, premiações em vale-compras para os primeiros lugares, em parceria com a loja Tempus Urban Shop. As inscrições serão realizadas na hora. Além disso, o prêmio Fortalece será entregue para Jacson Oliveira, o Jacson DJ, precursor da cultura hip hop no município.
Programação
As equipes da Coat e parceiros estarão com palestras, apresentações musicais, danças e bate-papos nas escolas durante a próxima semana. Na segunda-feira, 13, será na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dois Irmãos, das 10h às 11h30min e das 13h às 14h30min. Na terça-feira, 14, é a vez do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), das 10h30min às 12h – além de participar do IFGames, no Parque do Chimarrão. Na quinta-feira, 16, a Emef José Duarte de Macedo recebe a Coat, entre 10h30min e 11h30min e das 13h às 14h30min. Para finalizar, no sábado, 18, a Emef Zilda de Brito Pereira terá bate-papo das 8h30min às 10h.
Repaginada
A pista de skate receberá uma repaginada, com artes em grafite por toda a estrutura, realizada durante as atividades. O evento também terá parceria do Atelier Vivências Urbanas (AVU), de Santa Cruz do Sul, e da equipe Uriçamento, de Lajeado.
Em 12 de novembro é comemorado o Dia Municipal do Hip Hop. A Semana Municipal do Hip Hop, em alusão à data, é realizada a partir de emenda impositiva de R$ 16 mil do vereador Benildo Soares (Republicanos).