Seminário da Unisc vai abordar o Pagamento por Serviços Ambientais

-

Nesta segunda e terça-feira, dias 22 e 23, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) vai promover um importante debate sobre o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). O 1º Seminário Gaúcho sobre o tema reunirá profissionais e representantes de diferentes áreas e entidades do Rio Grande do Sul no Auditório Memorial da universidade.

“O seminário vem ao encontro de criarmos um ambiente de discussão sobre o tema, que é bastante importante. Mostrar como essa metodologia pode ser efetiva para mobilizarmos os agricultores e trazermos bons resultados em termos de qualidade da água”, ressalta o professor da Unisc, Marcelo Luis Kronbauer.

O docente, que coordena o PSA em Venâncio Aires, lembra que projetos como esse geram frutos a longo prazo. “Não vamos colher os resultados amanhã. Precisamos de um trabalho consistente e duradouro e esse seminário vem para podermos reunir referências no Rio Grande do Sul sobre o tema, discutir dificuldades que outros projetos têm e debater os benefícios que estamos gerando”, destaca.

O seminário é destinado a pessoas convidadas e abordará, além das iniciativas desenvolvidas pela Unisc, projetos realizados em outros municípios. “Vamos ter vários atores discutindo o tema e essa é a primeira de outras edições que teremos”, projeta Kronbauer.

“Percebemos o quanto o tema do Pagamento por Serviços Ambientais é relevante no Rio Grande do Sul e no Brasil, porque ele conversa de forma muito direta com os problemas que nós temos hoje de degradação dos cursos d’água e como nós podemos trazer os agricultores como grandes parceiros e aliados nesse processo de conservação e restauração.”

MARCELO LUIS KRONBAUER
Professor da Unisc e coordenador do PSA em Venâncio Aires

PSA em Venâncio Aires

Segundo o professor Marcelo Kronbauer, que coordena o programa de Pagamento por Serviços Ambientais em Venâncio Aires, neste momento, as visitas no município estão centralizadas na parte alta da bacia do arroio Castelhano, na região de Vila Deodoro.
Na Capital do Chimarrão, 25 propriedades rurais já estão diagnosticadas e o grupo de trabalho está na fase de finalização dos croquis dos projetos que serão apresentados aos agricultores e à comunidade. “Tínhamos uma lista de inscritos e expandimos ela”, comemora o docente.

Em Venâncio, o Programa por Serviços Ambientais é executado pela Corsan Aegea em parceria com a Unisc. O PSA consiste na promoção de educação ambiental e no pagamento dos produtores rurais para protegerem as nascentes do arroio Castelhano, principal manancial do município.

Saiba mais

Por meio do PSA, produtores cadastradores receberam um incentivo financeiro como compensação à proteção das nascentes. O valor de referência de pagamento por hectare de PSA é R$ 325. Trata-se de um valor anual, proporcional por hectare.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido