Representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Venâncio Aires estiveram reunidos com o prefeito Jarbas da Rosa, na manhã de hoje, para tratar de reivindicação salarial. E, segundo apurou a reportagem da Folha do Mate, o encontro encerrou sem um entendimento entre as partes.
A data-base da categoria é o mês de janeiro, mas o sindicato vem tentando garantir antecipadamente o ‘sim’ do chefe do Executivo para sua pauta salarial. A intenção do sindicato é que os servidores ganhem, além da reposição inflacionária – medida pelo IPCA, que está em 2,95% em 2023 (até maio) e 3,94% nos últimos 12 meses (junho de 2022 a maio de 2023) -, o percentual de 5,23%, que seria referente às perdas acumuladas desde 2020, em razão da pandemia de coronavírus.
Jarbas teria afirmado que não tem condições de conceder qualquer percentual acima da inflação, o que desagradou os representantes do funcionalismo. O sindicato deve se reunir em breve para uma assembleia, mas já se fala em aprovar um dia de paralisação das atividades como forma de protesto. A categoria sustenta que o prefeito teria se comprometido a recuperar as perdas da pandemia. Prefeitura e sindicato devem se manifestar oficialmente ainda na tarde de hoje.