Sorte no jogo e no amor: casal tem como hobby os jogos de tabuleiro modernos

-

Há quem diga que, para brincar e se divertir com jogos de tabuleiro, precisa ser criança ou adolescente. Mas o casal Vinicius Vasconcelos, 35 anos, e Catiele Pereira, 34 anos, está aí para provar o contrário e mostrar que, além de jogar, eles podem se tornar especialistas no assunto. Os dois criaram o perfil no Instagram @jogaemdois e estão fazendo o maior sucesso através do amor que têm pelos jogos de tabuleiro modernos.

Segundo Vinicius, que é técnico em informática, o amor pelos jogos vem da infância, já que na casa em que morava com os pais havia vários jogos de tabuleiro. Mas, quando chegou na idade adulta, escutava de muitas pessoas que já não podia mais brincar. “Acabei perdendo o contato, entrei no mundo profissional e o máximo que praticava eram os jogos eletrônicos”, diz. Mas foi em 2012, quando ouviu um podcast sobre jogos de tabuleiro modernos, que a curiosidade falou mais alto, já que o estilo se diferencia dos clássicos que já conhecia. Comprou os três primeiros jogos e, a partir daí, um mundo de novas possibilidades se abriu e nasceu um novo hobby.

Vinicius já estava com Catiele desde 2007, e ela, aos poucos, também foi entrando neste mundo dos jogos. “No início, achava demorado. Ele ficava horas jogando, mas fui me descobrindo e vendo os estilos de jogos com os quais mais me identificava. Qualquer hobby, quando entramos com profundidade, acaba se tornando algo muito maior e, a partir disso, fomos conhecendo pessoas que se identificavam também. Tudo só foi crescendo”, afirma Catiele, que é professora de anos iniciais.

O perfil Joga em Dois foi criado em 2019, quando o casal viu a necessidade de separar a atividade dos perfis pessoais de cada um. E, com a pandemia, em 2020, o perfil – destinado a jogos de tabuleiro que podem ser jogados por, no mínimo, duas pessoas – se tornou parte da rotina do casal, que conseguiu se dedicar mais devido ao isolamento. Foi quando o perfil teve o seu ‘boom’. Hoje, já são 46 mil seguidores, e o casal continua abastecendo com conteúdos todas as semanas. Catiele ressalta que fica muto feliz pelo retorno dos seguidores. “Já recebemos relatos do Brasil todo. Que os jogos salvaram relacionamentos e ajudaram na saúde mental das pessoas”, comenta. Entre as postagens do Instagram, estão as com a #CaféComJogos e as lives com criadores de jogos e lideranças de editoras, no qual entrevistaram mais de 30 profissionais do país.

A compra de todos os jogos é feita pela internet e há opções para todos os gostos e valores, desde R$ 49 até mais de R$ 400. Inclusive, o casal ganha jogos das editoras para a experimentação e análise. “As lojas locais, infelizmente, ainda não comercializam esta linha de forma completa, tanto por não conhecer quanto por não haver uma grande demanda para disponibilizar na loja física”, afirma Vinicius.

Eventos

Atualmente, com a expansão do perfil, o casal é convidado para eventos da área que acontecem em todo o país. No estado, já compareceram em vários e até fora, como em Americana, São Paulo. Neste ano, em junho, estão organizados para ir ao Diversão Offline, evento também em São Paulo. Lá, serão dois dias de programação e mais de sete mil pessoas. Antes da pandemia, eles foram a um evento em Sapucaia do Sul e, depois, tudo se tornou on-line. Então, se reuniam para jogar com outras pessoas através de aplicativos como Twitch e Discord.

Em fevereiro de 2022, foram até Portão, quando reuniram amigos para jogar. Catiele explica que nestes eventos o indicado é cada um escolher os melhores jogos e levar. Lá, todos são reunidos e pode-se experimentar jogos diferentes.

O primeiro evento sobre jogos que ajudaram a organizar foi o Jogaúcha, realizado em setembro de 2022, em Ivoti. Foi um fim de semana inteiro de entretenimento, com a participação de cerca de 60 pessoas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. Para este ano, a programação é que o 2º Jogaúcha seja em Santa Catarina.
Outro tipo de evento é o JogaDay, do qual o casal participou pela primeira vez em Novo Hamburgo e, agora, pretende realizar uma primeira edição em Venâncio Aires. Nesta modalidade, o jogador, casal ou o grupo anfitrião disponibiliza todos os jogos e os convidados se divertem.

  • Além do perfil no Instagram @jogaemdois, o casal também tem o site jogaemdois.com.br, onde são publicadas resenhas sobre os jogos experimentados.

“Decidimos mostrar no perfil que existe este universo e muitos nos perguntam como não conheceram os jogos antes. Em vez de ficarmos no celular mexendo nas redes sociais, aproveitamos o momento para um jogo rápido e melhora o nosso dia. Esse hobby nos proporcionou um novo estilo de vida e novas amizades.”
CATIELE PEREIRA
Criadora do perfil Joga em Dois e professora de anos iniciais

  • 161 – É o número atual de jogos que o casal possui. Mas eles destacam que não são apegados, já que não se consideram colecionadores. Por isso, uma vez ao ano, separam os jogos que estão parados há algum tempo e revendem para outras pessoas.

Ensinamentos através de workshop

Pela primeira vez, este ano, no início de março, Vinicius e Catiele deram um workshop, chamado ‘O incrível mundo dos jogos de tabuleiro’. O evento ocorreu no Colégio Gaspar e foi destinado para todos os professores da instituição. A programação contou com palestra, apresentação de jogos – do estilo clássico até aqueles que são alternativas para serem usados em sala de aula, que fazem referência a alguma disciplina e ajudam no letramento – e a parte prática, em que os professores puderam jogar.

No total, participaram em torno de 60 pessoas e, com o sucesso, a expectativa é que a atividade aconteça em mais locais. Uma das intenções é conseguir mostrar a funcionalidade dos jogos para além das tradicionais trilhas e quebra-cabeças e, aos poucos, mostrar a importância dos acervos das escolas contarem com estas opções para os estudantes e professores. “É possível ensinar naquele momento em que está jogando e não usar o jogo apenas como um passatempo quando as atividades já foram finalizadas”, afirma Vinicius.

Benefícios dos jogos

• Estimulam mais tempo de convívio e criação de vínculos
• Proporcionam conhecer novas pessoas
• Acabam sendo um momento para relaxar
• Promovem a nostalgia e podem ser jogados em família
• Geram mais qualidade de vida

Top 5 jogos indicados para iniciantes

• Tago Gato – Editora Papergames
• Lhama – Editora Papergames
• Dobro – Editora Grok
• Azul – Editora Galápagos
• Marrakech – Editora Conclave



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido