No Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires (STRVa), uma comissão formada por mulheres toma a frente de muitas atividades. A diretora secretária, Rosenei Derlamm Neumann, 56 anos, afirma que são 10 integrantes na comissão, que tem como coordenadora Maribel Griesang.
Entre as ações desenvolvidas neste ano está a participação do grupo na Marcha das Margaridas, em Brasília, quando representaram a classe agricultora na luta por políticas públicas para a categoria. Estiveram também no Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, em Pantano Grande, em março. Inclusive, em 2024, o encontro será sediado em Venâncio Aires, em 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
As reuniões da comissão acontecem a cada dois meses, mas neste meio tempo, elas debatem assuntos no grupo de WhatsApp e realizam reuniões on-line.
Além dos eventos, a comissão organizou interações e ações internas no Dia do Meio Ambiente, Dia do Colono, aniversário do STR e Dia do Aposentado Rural. “Temos ações o ano todo”, explica Rosenei. A comissão também é a responsável por organizar rodas de conversa. Neste ano foram feitas três, uma delas tratou sobre a temática do Setembro Amarelo e contou com 35 participantes.
Rosenei destaca que além da comissão de mulheres, o STR tem também a comissão de jovens e de aposentados, e que elas são privilegiadas por serem a maioria das integrantes nos dois grupos. Ela enfatiza que as mulheres são muito empenhadas e geralmente tomam a frente. “Agradeço e tenho orgulho em fazer parte e poder sempre trazer algo de melhor para o nosso associado”, reforça.
- 3.223 – É o número de titulares associados ao STR, deste número, mil são mulheres.