Superação e empenho são marcas de uma trajetória de sucesso

-

A venâncio-airense Marione Inês Tischer, 62 anos, que hoje é proprietária do restaurante Comebem, passou por muitos desafios até chegar a vida tranquila que tem no momento. Divorciada e mãe de duas mulheres, quando ficou desempregada decidiu investir no que gosta: a cozinha.

Por alguns anos, atuou na área financeira, de bancos e lojas, morou em Taquari, mas voltou para a terra natal quando se divorciou.

Em meados de 1995, Marione ficou desempregada e se viu sem chão, pois tinha duas crianças para sustentar e morava de aluguel. Foi no momento de aperto que decidiu investir no ramo de alimentação, pois sempre gostou de criar pratos e bebidas saudáveis.

Começou essa jornada vendendo sucos e sanduíches naturais em uma pequena sala no antigo ‘shopping’, galeria Top Center que ficava no Centro da cidade.

Conforme Marione, eram mais de 30 sucos, todos naturais para dores e outros problemas. Com o tempo, ela decidiu implantar almoço. “Fazia arroz, salada e carne branca. Isso dava fila de pessoas para almoçar.” Mas mesmo assim, no início ela lembra que muitas pessoas chamavam a comida de pasto, pois a alimentação saudável não era tão procurada.

Posteriormente, o restaurante foi para uma nova sala, na rua Jacob Becker. Neste ambiente, Marione trabalhava e morava na parte de trás fez divisórias para ter onde dormir. “Onde tinha janela deixei um quarto para minhas filhas, o meu fiz a repartição baixa para ventilar o ar, por isso tinha dias que acordava com o chuveiro pingando em mim”, conta. As filhas, que estudavam pela manhã, ajudavam no restaurante. “Fomos sempre nós três juntas. Eu batalhava para sustentar elas e, sempre que podiam, as duas me ajudavam.”

Depois de muitos anos de dedicação, Marione conseguiu comprar uma sala própria, onde o restaurante permanece até hoje. “Mesmo depois que eu comprei meu lugar, fiz uma parte no lado para nossos quartos, mas claro que a situação já era melhor”, relata. Nesta época, para assumir as prestações do lugar, ela começou a fazer as refeições do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps). “Além do restaurante, eu tinha que dar conta do café e almoço do Caps, foi puxado, mas consegui.”


“Cada etapa foi importante para minha evolução. Eu me orgulho da minha caminhada.”

MARIONE INÊS TISCHER – Empreendedora


RECORDAÇÕES

Muitas recordações estão guardadas na memória, mas uma ainda mexe com Marione. Quando conseguiu comprar o espaço onde o restaurante está localizado, uma pessoa falou algo que ‘machucou’ a empresária. “Uma mulher falou para meu irmão que eu tinha ganhado o restaurante de algum homem. Isso me dói, porque só eu sei as noites mal dormidas e toda luta que nós passamos”, lamenta. Ela afirma que vê isso como uma maldade. “Elas acham que uma mulher sozinha não consegue ter suas próprias coisas, mas quando quer consegue sim.”

Depois de muito empenho, Marione cursou Gastronomia na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mora em um local separado do restaurante. “Comprei uma casa e fiz como eu queria. Hoje tenho uma comodidade que nunca imaginei”, expõe.

Ao falar sobre a trajetória, ela comenta que nunca quer morar tão mal quanto já morou. “Hoje deito na minha cama e penso: ‘nunca imaginei ter uma cama tão boa’”,.

Quando se divorciou, ela conta que rezava para conseguir ao menos dar o Ensino Médio para as filhas. “Hoje me realizo tendo uma filha psicóloga e outra já é doutora em alimentos”, fala, orgulhosa.

Com a meta de ser feliz, a chefe gourmet, aproveita a vida viajando. Em 2019, ela foi para Portugal, Egito, Maceió e Fortaleza. “Eu fiz quatro viagens em um ano, nunca imaginei isso”, finaliza.

Confira histórias de outras mulheres inspiradoras:

Ex-moradora de rua supera dificuldades e ajuda outras mulheres

Depois de altos e baixos, a conquista do negócio próprio

Mais de quatro décadas de dedicação ao bar da família

Destino leva à decisão de empreender

Agronomia também é coisa de mulher

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido